MC-Bauchemie -

Construir é cuidar


Notícias

Dr. Holger Schmidt fala sobre Concreto de Alto Desempenho em palestra

Ensaios para determinação da resistência do UHPC ao ataque químico e sua classe de agressividade segundo norma Europeia.

A característica mecânica mais importante do concreto é a resistência à compressão e cada vez mais se buscam concretos com maiores resistências. Essa busca constante levou ao desenvolvimento do Concreto de Alto Desempenho (CAD) e posteriormente do Ultra High Performance Concrete (UHPC) ou Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD). Para se ter ideia da diferença de resistência à compressão entre os concretos, basta observar os valores abaixo:

 

  • Concreto comum: até 60 MPa;
  • CAD: entre 60 MPa e 120 MPa;
  • CUAD: pode variar de 200 MPa a 800 MPa.
Para atingir valores de resistência à compressão tão elevados no CUAD é necessário reduzir a porosidade do concreto, reduzir a relação água/cimento para cerca de 0,20, fazer uma distribuição granulométrica adequada, entre outros fatores. Portanto, este concreto além da elevada resistência à compressão, possui elevada resistência à degradação. Se você quer saber mais sobre o Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD), não perca a palestra do Dr. Eng. Holger Schmidt, Gerente de Produto da MC.

 

Faça sua inscrição aqui!



Cadastre-se e receba novidades