MC renova hangar da força aérea alemã

08/11/2018

O tempo deixou suas marcas nos hangares onde é feita a manutenção das aeronaves do Special Mission Air Wing, grupo da Força Aérea alemã, fundado em 1957 para diversos tipos de missões militares e humanitárias. O piso da instalação apresentava sérios sinais de desgaste, como trincas,  e precisava de renovação. Os engenheiros do projeto optaram por utilizar um sistema de piso de alto desempenho da MC.

 

O Special Mission Air Wing é um esquadrão especial com bases em Berlim e Colônia. Conta com aproximadamente 1,1 mil militares e 16 aeronaves de todos os tipos e tamanhos, que podem ser usadas em diferentes missões. Uma das responsabilidades do grupamento é o transporte da chanceler alemã Angela Merkel.

 

Resistente, antiderrapante e fácil de limpar

 

O elevado desgaste apresentado pelos pisos dos hangares 3 e 5 demandou um extensivo trabalho de recuperação. A construtora Bauund Liegenschaftsbetrieb NRW, e a empresa de arquitetura responsável pelo planejamento do projeto, a Sommer & Bartz, especificaram um piso industrial de alta resistência, com características antiderrapantes e fácil de limpar, além de também apresentar resistência aos raios ultravioleta e ter um acabamento estético. Em 2014, a MC foi convidada para participar de um teste por meio do qual as propriedades técnicas de um dos sistemas da empresa puderam ser avaliadas. No início de 2015, a superfície do teste foi inspecionada e recebeu uma avaliação positiva, o que abriu caminho para que o sistema pudesse ser especificado para o projeto de recuperação dos hangares de Colônia.O projeto do piso do hangar 3 começou em setembro de 2015 sob a responsabilidade do aplicador Dr. Gustav Schädla GmbH & Co. KG, de Hannover.

 

Resultados impressionantes

 

O antigo piso do hangar teve sua camada superficial removida até queoconcreto ficasse exposto para, então, ser preparado. A primeira medida foi aplicar um primer de ação profunda, seguido da resina epóxi de baixa viscosidade MC-DUR 1200 VK, que foi desenvolvida sob medida para pisos industriais. O piso recebeu, então, novas camadas de resina epóxi com areia de quartzo desidratada para garantir a uniformidade e conferir alta resistência mecânica.

 

O revestimento final escolhido foi o MC-Floor TopSpeed, que pode ser aplicado manualmente por um rolo. O produto, com opções de cores, além da fácil aplicação, proporciona alta resistência à abrasão, a impactos e ao desgaste. Sem falar na excelente aparência fina. Por essa razão, foi usado também na sinalização do hangar. Com o cliente e os arquitetos responsáveis pelo planejamento totalmente  satisfeitos com os resultados da primeira fase do projeto e com o apoio dado pela MC durante a execução, o sistema da empresa foi especificado também para a recuperação do hangar 5, trabalho que está em execução desde maio.

 

Desta maneira, os produtos da MC ajudam a garantir que mesmo aeronaves do tipo Airbus A 340, com mais de 180 toneladas, não danifiquem o piso.

MC renova hangar da força aérea alemã
© MC-Bauchemie 2024
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123