MC-Bauchemie -

Construir é cuidar


Notícias

Novo estádio nacional de Bratislava ganha vida com aditivos MC

O maior estádio de futebol da República da Eslováquia está atualmente em construção na capital do país, Bratislava, com estruturas de concreto pré-moldado fabricadas com o aditivo MC-PowerFlow 3130 e o agente de liberação Ortolan Premium 702 para garantir os melhores padrões de qualidade e acabamento possíveis.

O Štadión Tehelnépole, em eslovaco algo como “Campo dos Tijolos”, foi projetado para ser um estádio de Categoria 4 do padrão UEFA, a entidade máxima do futebol europeu. Isso significa que o estádio vai poder receber competições internacionais, inclusive partidas da Champions League. A estrutura está em construção ao custo total de 75 milhões de euros no mesmo local do antigo estádio da cidade, demolido em 2013. O novo estádio será a casa do time Slovan Bratislava, o cliente final no projeto. Estrutura de pré-moldados Em 2016 teve início o trabalho de preparação do canteiro para a produção das peças pré-moldadas de concreto que comporiam a estrutura do estádio.

Com a finalização das primeiras peças, a montagem da estrutura começou em 2017. Pouquíssimas peças tinham formato repetido. A maioria era única. As especificações determinavam que os pré-moldados deveriam ser resistentes, funcionais e, fundamentalmente, ter um aspecto atraente, já exerceriam função importante na arquitetura do estádio. A subsidiária eslovaca da empreiteira austríaca STRABAG SE ganhou a concorrência para a produção das peças pré-moldadas e chamou a MC para aconselhar sobre a formulação do concreto a ser usado na fabricação. O concreto ideal Incorporado na formulação do concreto para conferir as especificações desejadas pelo cliente, o MC-PowerFlow 3130 é um superplastificante de alta performance que conta com a moderna tecnologia de polímeros da MC. O produto é indicado para potencializar nos agentes de liga do concreto maior absorção.

Além disso, produz no material um efeito de forte liquefação logo depois da usinagem. Não apresenta substâncias corrosivas e reduz a necessidade de água na formulação. Outro efeito proporcionado pelo aditivo é a obtenção de altos índices de força inicial, densidade e qualidade de superfície. Com essas propriedades, o MC-PowerFlow 3130 é indicado para a usinagem de concreto de alta resistência, resiliência e com superfícies de acabamento fino, de finalidades arquitetônicas, especialmente quando se trata de produzir peças pré-moldadas. Superfície impecável A combinação do MC-PowerFlow 3130 com o agente de liberação Ortolan Premium 702 conferiu às peças uma superfície ainda mais lisa e de aspecto atrativo. O agente de liberação, combinado com o aditivo, produz concreto aparente de classes SB 3 e SB 4. O Ortolan Premium 702 pode ainda ser usado com fôrmas não absorventes ou do tipo aquecida, até 80 °C. A aplicação é fácil, por spray, e forma rapidamente um fino filme químico que protege a superfície e favorece uma superfície de alta qualidade.

O resultado final é uma superfície com baixíssima prevalência de poros, cavidades e imperfeições. Além disso, o produto ajuda a conservar os moldes de aço. Os cosméticos de concreto da MC também foram demandados no projeto para corrigir pequenos defeitos que inevitavelmente ocorrem na produção de pré-moldados, seja no desenforme, no manuseio, no transporte ou na montagem final. Tudo isso para criar um estádio de alto padrão, que vai agradar os torcedores do Slovan Bratislava e os sortudos que vão assistir ali aos jogos da Champions League.




Cadastre-se e receba novidades