MC-Bauchemie -

Construir é cuidar


Notícias

Com patrocínio da MC, Abcic anuncia vencedores do Prêmio Obra do Ano

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou os vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, em três categorias: Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras. A solenidade de premiação ocorreu no dia 29 de novembro, em São Paulo, reunindo empresários, engenheiros, arquitetos e profissionais da construção e representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais.

Prêmio Obra do Ano

Em Edificações, a obra vencedora foi o Campus da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre. Com 60,8 mil m², o projeto é composto por quatro setores, sendo duas unidades construídas com estruturas pré-fabricadas de concreto, fornecidos pela Cassol Pré-Fabricados – vigas, pilares, lajes alveolares e escadas. Originalmente concebida para ser executada moldada in loco, a obra acabou utilizando na maior área e volume possíveis as estruturas pré-fabricadas de concreto. Isso porque o processo de projeto e licitação demorou um ano a mais que o esperado e o prazo final de entrega de obra não poderia ser alterado, pois já existia programação para inicio das aulas no novo campus. O projeto arquitetônico ficou a cargo dos arquitetos André Detanico, Tarso Carneiro e Maurício Ceolin (AT Arquitetura).

Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para o Terminal Aeroportuário de Vitória, com projeto estrutural de Eduardo Dell’Avanzi  e José Soto Quevedo, projeto arquitetônico de Ricardo Rodrigues e Thereza C.N.M. Ferreira e estruturas pré-fabricadas de concreto fornecidas pela Cassol Pré-Fabricados.  A obra havia sido iniciada por outra construtora, que estava fabricando as peças no canteiro, mas foi embargada pelo Tribunal de Contas da União. Então, a Construtora JL assumiu o projeto e a proposta foi de uma nova solução de projeto e montagem, que facilitou a execução e possibilitou o atendimento do prazo da obra solicitado pela Infraero.

Galeria do projeto

Já na categoria Pequenas Obras, o vencedor foi o prédio EMG da Energisa, situado em Cataguases (MG). O edifício multipavimentos, com superestrutura pré-fabricada de concreto armado e protendido, composta de pilares circulares segmentados, vigas e lajes alveolares fornecidas pela Bemarco Estruturas, foi inaugurado em comemoração aos 113 anos da empresa. Com investimentos da ordem de R$ 40 milhões, o prédio se transformou em um novo marco no Distrito Industrial da cidade, ao adotar uma entrada evidenciada pela empena angulada de grande volume, que abriga o centro de operações da empresa, e um painel artístico iluminado à noite, além de diversos conceitos modernos de sustentabilidade e tecnologia, além do uso de iluminação e ventilação naturais. O renomado escritório internacional de arquitetura Davis Brody Bond, com sede em Nova York e filial em São Paulo, foi contratado para desenvolver o projeto arquitetônico e os demais projetos dessa edificação, assim como a compatibilização técnica entre eles. Já o projeto estrutural ficou a cargo do engenheiro Rogério Cierro.

“A decisão de dividir a premiação em categorias demonstrou-se acertada, uma vez que recebemos a inscrição de obras de diversos segmentos, evidenciando a versatilidade, a abrangência nacional e a importância do sistema construtivo para o setor”, afirma Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic.

Nas três categorias, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2018 concedeu menções honrosas: Royal Palm Hall (Edificações), com estruturas fornecidas pela Leonardi Construção Industrializada, projeto arquitetônico de Ricardo Julião (Julião Arquitetos) e projeto estrutural de Augusto Guimarães Pedreira de Freitas (Pedreira de Freitas), o Complexo Eólico Santo Inácio (Infraestrutura), com estrutura fornecida pela Cassol Pré-Fabricados, e Torre de Mistura 08 da Fospar Fertilizantes (Pequenas Obras), estrutura também fornecida pela Cassol Pré-Fabricados e projeto arquitetônico de Roberto Gomes F. Junior (EPC Engenharia Projeto e Consultoria).

Também foram agraciadas como Destaque do Júri, o Campo de Provas da Mercedes-Benz (Inovação), com estruturas fornecidas pela Leonardi Construção Industrializada, projeto arquitetônico de Tilke Engineers & Architects e projeto estrutural de Henry Fuchs (Minerbo-Fuchs Engenharia), e Obras de Artes Especiais da duplicação SP 147 – Rodovia Eng. João Tosello (Sustentabilidade), com estrutura fornecida pela Tranenge Construções e projeto estrutural de Catão Francisco Ribeiro (Enescil).

O Prêmio Obra do Ano foi criado em 2011 e prestigia as empresas pré-fabricadoras e os arquitetos e engenheiros projetistas de estruturas que usam o sistema construtivo em seus projetos. A premiação tem o apoio institucional da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto e Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração.

Além da MC, o evento teve patrocínio das empresas ArcelorMittal e LafargeHolcim.

MC: Parceira presente para um futuro melhor

Com apoio ao setor de pré-fabricados, a MC, parceira da ABCIC há mais de 5 anos, incentiva, de maneira técnica, a busca por novos conhecimentos e inovações tecnológicas para esta área. Também apoia, anualmente, o Prêmio Obra do Ano, destinado às empresas pré-fabricadoras e aos profissionais que utilizam desse sistema construtivo em seus projetos. Nesse âmbito, a MC proporciona, com uma viagem tecnicamente enriquecedora à matriz da MC na Alemanha para participar do MC-Fórum Internacional.

E, visando ainda mais empenho para a indústria de pré-fabricados, a MC designou Jefferson Bruschi como Gerente Responsável pelo Segmento, onde apoiará tecnicamente com novas soluções para o setor.

Sobre a Abcic

A Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto foi fundada em 2001, com o objetivo de difundir e qualificar os pré-moldados de concreto destinados às estruturas, fachadas e fundações. Com mais de 100 associados, promove ações e iniciativas inéditas para desenvolvimento do setor, como por exemplo, o Selo de Excelência ABCIC, programa que atesta a conformidade aos padrões de tecnologia, qualidade, segurança, meio ambiente e desempenho das empresas do setor de pré-fabricados, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricado, que prestigia empresas e profissionais do setor, e o Anuário ABCIC, que traz informações mercadológicas, técnicas e políticas da industrialização na construção. Possui uma integração com prestigiadas entidades nacionais e internacionais, como é o caso da fib – Fédération Internationale du Béton, além de realizar cursos de capacitação profissional e de participar de importantes eventos no Brasil e no exterior. Site oficial: http://www.abcic.org.br/




Cadastre-se e receba novidades