MC-Bauchemie -

Construir é cuidar


Notícias

Revestimentos de alto desempenho, o que são?

Estruturas de concreto em indústrias ou grandes empreendimentos, como estacionamentos e outros locais, são amplamente utilizadas por sua resistência à compressão, facilidade de aplicação e durabilidade. A construções atualmente contam com recursos como aditivos plastificantes, fibras contra retração, além da disponibilidade de telas e protensão para auxiliar com outros tipos de esforços.

Apesar dos benefícios destes sistemas construtivos, alguns locais ou tipos de exposição podem gerar dificuldades de manutenção e requerer estudos e soluções específicas de proteção. Nesses casos, é hora de utilizar um revestimento de alto desempenho (RAD).

Os RADs surgiram no Brasil com maior expressão a partir dos anos 80 como oportunidade pós crescimento industrial, e até hoje são empregados como soluções funcionais e estéticas para proteção de substratos de concreto e o aço.

Conheça algumas vantagens da utilização dos RADs:

Os RADs podem ter podem formulações diversas base cimento e ou resinadas, sendo os pisos resinados mais conhecidos. Dentre esses, podem ser citados os revestimentos base epoxi, poliuretanos, acrilatos e uretanos. Cada formulação reúne vantagens específicas para cada tipo de piso e estrutura.

  • Maior durabilidade – acrescentam resistência química (vapores e respingos de ácidos agressivos em indústrias), além de resistência à abrasão e ao impacto (centros de distribuição e até estacionamentos), diminuindo o número de intervenções de manutenção e setores bloqueados em indústrias.
  • Tempo de liberação – outro importante benefício desses revestimentos é fornecer aos proprietários a possibilidade de execução de obras e reformas com execução muito rápida. A proteção de grandes áreas pode ser realizada em paradas de um final de semana, por exemplo.
  • Sustentabilidade – Especificamente os revestimentos resinados estão hoje também voltados a critérios de sustentabilidade, com certificados para contato periódico ou permanente com água potável e de lençol freático, além de atender selos de construção sustentável (greenbuildings) com formulações de baixo teor de solventes e orgânicos voláteis (VOCs).
  • Versatilidade – Para projetos específicos podem ser utilizados revestimentos com resistência a raios UV (menor desbotamento), acabamentos lisos ou antiderrapantes e até propriedades condutivas para pisos com sistemas de aterramento.
  • Assepsia e limpeza – Alguns RADs apresentam baixíssima absorção de água e até resistência a formação de microorganismos o que, somado a execução de rodapés especiais, tornam-se perfeitos para utilização em indústrias farmacêuticas e hospitais. Estacionamentos e outras grandes áreas também se beneficiam dessas propriedades com maior rapidez e facilidade de limpeza.
  • Estética – possibilidade de customização dos revestimentos de pisos conforme o cliente, com cores, brilho e acabamentos específicos para atender critérios estéticos e funcionais para a operação. Pisos com cores e maior refletância podem auxiliar na economia de energia elétrica em áreas cobertas.

Quem utiliza

Os sistemas com RADs já muito são difundidos em todo o mundo, e no Brasil aumentam as oportunidades de utilização: em todos os setores da indústria, pisos de hospitais, galpões logísticos, e até para usos arquitetônicos em escritórios, shoppings e estacionamentos, por exemplo.

Pensando no maior conforto e eficiência nas operações de seus clientes que a MC-Bauchemie, empresa alemã com mais de 50 anos de experiência, desenvolve diversos sistemas de proteção para atender requisitos especiais de pisos e estruturas, com projetos de sucesso no Brasil e no mundo. Conte com um especialista para estudo e agendamento de visitas técnicas.




Cadastre-se e receba novidades