MC-Bauchemie -

Construir é cuidar


Projetos

Metrô do Rio de Janeiro – Linha 4

De janeiro de 2010 a junho de 2016, a MC, empresa líder no desenvolvimento de soluções para obras de infraestrutura, edificação e indústria, com mais de 50 anos no mercado mundial de químicos para construção, esteve presente na construção da linha 4 do metrô carioca. O trajeto Barra da Tijuca — Ipanema passou a transportar mais de 300 mil pessoas por dia e a retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico.  Uma série de soluções da MC foram utilizadas na impermeabilização e proteção dos túneis e das estações subterrâneas do projeto.

Segundo o Eng. José Roberto Saleme Jr., Gerente Executivo da MC, a construção de um túnel é muito delicada, pois todas as disciplinas da engenharia estão envolvidas, desde conhecimentos em geologia, geotécnica até mesmo em tecnologia de materiais.  “Desta forma, profissionais das mais diferentes áreas estiveram envolvidos no projeto do metrô, cada um contribuindo na sua área e garantido a excelência da engenharia tuneleira do Brasil. No caso específico da linha 4 do metrô, a grande expectativa em relação ao projeto estava associada  a dois fatores, sendo  o  primeiro a escavação  de túnel  em  solo extremamente arenoso e o  segundo fator relacionado ao prazo, tendo em vista que as obras deveriam ficar prontas para os jogos olímpicos Rio 2016”, destaca.

O Projeto

A MC participou ativamente das obras do metrô, logo no inicio de 2010 junto a equipe de engenharia que elaborava o projeto executivo, auxiliando na escolha das soluções em impermeabilização e proteção das estruturas dos túneis e estações. Além disto, diversas palestras e treinamentos foram realizados com o pessoal de obra mostrando as soluções da MC, bem como as mesmas deveriam ser utilizadas visando a perfeita aplicação dos produtos.

As soluções da MC Bauchemie utilizadas nas estações ‘Praça Nossa Senhora da Paz’, ‘Jardim de Alah’, ‘Antero de Quental’, ‘Gávea’, ‘São Conrado’ e ‘Jardim Oceânico’ foram: Xypex, MC-DUR, MC-Injekt, MC-WaterStop e Zentrifix. O sistema de cristalização Xypex foi bastante utilizado no concreto projetado dos túneis e nas lajes de fundo das estações, com objetivo de garantir mais impermeabilidade e proteção ao concreto. Associada ao Xypex, foi adotada solução com fita hidroexpansiva denominada MC-WaterStop para tratamento das juntas de concretagem e interligações, visando eliminar infiltrações indesejadas pelas juntas.

Sistemas de Injeção da MC

Nos trechos dos túneis que foram executados por meio do método TBM (Tunnel Boring Machines), também conhecido com Shield ou “Tatuzão”, as soluções em tecnologia de injeção da MC foram amplamente utilizadas para eliminar eventuais pontos de infiltração, principalmente nas ligações das placas pré-fabricadas de concreto. Entre as tecnologias utilizadas, vale destacar os produtos gel acrílico, MC Injekt GL95 TX, e o sistema de espuma de gel de poliuretano, MC Injekt 2033 e 2300 NV. Essas tecnologias garantiram de forma bastante  eficaz que a inexistência de infiltrações de água nos equipamentos e nas estações, trazendo tranquilidade e segurança aos usuários do metrô. Em decorrência de pontos com grande pressão de água, a obra contou com uma solução inovadora da MC na linha de injeção, que foi a aplicação do poliuretano estrutural MC Injekt 2700. Mesmo em situações adversas, com bastante fluxo d’água, o produto foi aplicado e garantiu estanqueidade e resistência ao concreto, principalmente nos poços das estações.

Emcephob Nanoperm: Proteção para Concreto

Outro desafio que contou com a engenharia e tecnologia da MC foi a proteção do concreto da ponte estaiada, que também pertence ao projeto do metrô do Rio. A edificação encontra-se localizada em região com grande presença de íons cloreto na atmosfera, o que, consequentemente, pode ocasionar diversas manifestações patológicas no concreto. Assim, o desafio era o de desenvolver uma proteção efetiva ao concreto. Desta forma, foi aplicado revestimento de poliuretano alifático especial denominado Emcephob Nanoperm T, que consegue impedir a penetração dos íons cloreto e do gás carbônico, aumentando consideravelmente a vida útil do concreto. Além disto, foi aplicada a pintura Emcephob Nanoperm, que conta com tecnologia antipichação, garantindo a beleza singular da ponte.

Galeria do projeto

Ficha técnica

Nome:Metrô do Rio de Janeiro - Linha 4
Tipos de estrutura:
 Túneis
Produtos:
 Emcephob NanoPerm T, MC-Injekt 2033, MC-Injekt 2300 NV, MC-Injekt 2700, MC-Injekt GL-95 TX, MC-Water Stop, Xypex Admix C-500, Zentrifix Elastic, Zentrifix TWS

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