MC-Bauchemie -

Construir é cuidar


Projetos

Parque Eólico do Trairi

O Parque Eólico do Trairi, localizado no litoral cearense, foi concluído no final de 2013 e tem capacidade para produzir até 25,4MW de potência, colaborando assim para o increment da matriz energetica do Brasil. Com 50 torres com mais de 80 metros cada uma, contou com diversas soluções MC, com destaque para os sistemas para consolidação das peças pré-moldadas e proteção das torres concreto, fator crucial que determina a vida útil e durabilidade dessas grandiosas estruturas.

O Projeto: A Central Eólica do Trairi faz parte de um projeto que prevê a criação de mais 37 parques eólicos no nordeste, com o objetivo de atingir um potencial de produção de energia eólica até 7 vezes maior que o existente hoje na região. O parque está localizado a 123km de Fortaleza, na praia de Trairi, o que proporcionou um desafio ainda maior para MC: proteger essas estruturas de concreto da ação da maresia e de outros intempéries potencializados pela altura e força do vento.

Montagem e consolidação das peças: As torres foram produzidas em peças pré-moldadas de concreto e levadas até o parque eólico para serem montadas. A fase de montagem é essencial para o sucesso do projeto, pois exige que as peças sejam trabalhadas de forma com que se encaixem perfeitamente e tenham total aderência entre elas. Para que este processo tivesse êxito foi especificado o graute de auto-desempenho da MC, Emcekrete 80, que entre suas características, destacamos as altas resistências iniciais e finais, bem como sua manutenção das características de trabalho por mais tempo. Tal solução vem ainda sendo utilizada em diversos outros projetos do Brasil.

Proteção do concreto: Devido principalmente a localização litorânea, as torres de concreto do parque Eólico de Trairi tinham um grande desafio, os ataques de intempéries presentes na atmosfera, em especial a ação de cloretos. Para maximizar a proteção às estruturas, MC especificou a utilização de uma solução especial, o EmceColor Flex. O sistema une o que há de mais moderno em tecnologia para proteção de estruturas: pigmentado, resistente ao ataque de cloretos, C02 e raios UV além de ser flexível, absorvendo as vibrações naturais neste tipo de estrutura, evitando assim fissuramentos no revestimento e aumentando a vida útil e durabilidade da estrutura.

E não foram apenas produtos, a equipe da MC esteve presente em toda as fases do projeto, ajudando na especificação das melhores soluções e fornecendo suporte e treinamento em campo. Fator crucial para o êxito do projeto.

Galeria do projeto

Ficha técnica

Nome:Parque Eólico do Trairi
Ano:2012 - 2013
Local:Trairi - CE
Tipos de estrutura:
 Torres Eólicas
Produtos:
 Betonflair Uniprimer, EmceColor-flex E / S, Emcekrete 80, MC-DUR 1200 VK, MC-Quicktop, Ortolan SEP 711, Ortolan SEP 791, Zentrifix CR, Zentrifix KM 250

Projetos similares

  • Título
    Parques Eólicos Icaraizinho I, II e III, Andorinha, Colônia e Águia
  • Título
    Parque Eólico Água Doce



Cadastre-se e receba novidades