MC-Bauchemie -

Construir é cuidar


Projetos

MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro

Inaugurado em março de 2013, O Museu de Arte do Rio de Janeiro, ou MAR como é popularmente conhecido, chama atenção pela arquitetura arrojada e por uma cobertura de concreto fluida que simula ondas do mar. O projeto de modernização contou com diversos desafios e a MC deu sua contribuição fornecendo diferentes soluções. Destaque para impermeabilização da cobertura, com um sistema cristalizante e para proteção da estrutura com uma pintura de poliuretano de alto desempenho.

O MAR
Parte do plano de revitalização do Porto Maravilha o Museu de Arte do Rio de Janeiro teve suas obras iniciadas em 2010 e contou com a modernização e união de dois antigos prédios históricos. O museu foi inaugurado em março de 2013 e faz uma leitura história e social da cidade além de abrigar exposições itinerantes e proporcionar oficinas que conjugam arte e educação.

O Projeto
O projeto de modernização dos edifícios Palacete Dom João VI e do Hospital da Polícia Civil do Rio de Janeiro buscou criar uma união entre os dois estilos únicos. Isso foi possível com a utilização de uma cobertura simulando ondas do mar e que parece flutuar entre eles.

Desafios
A cobertura fluida com mais de 320 m3 de concreto e 70 toneladas de aço demandou uma atenção devido a sua particularidade construtiva. Além disso, por estar localizada próxima ao mar, a estrutura de concreto exigiu cuidados especiais com sua durabilidade a fim de minimizar os efeitos da maresia.

Soluções
Em ambos os casos a MC proporcionou soluções técnicas que contribuíram para o sucesso do projeto.Para impermeabilização da cobertura foi utilizado o sistema cristalizante Xypex Admix, adicionado no momento da dosagem do concreto, evitando assim qualquer necessidade especial de aplicação, e impermeabilizando a estrutura desde o início. Para proteção da cobertura e parte da estrutura dos prédios foi utilizado a pintura de poliuretano de alto desempenho Emcephob Nanoperm, que além de proteger contra ações de cloretos e CO2 proporcionou um acabamento estético.

 

Galeria do projeto

Ficha técnica

Nome: MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro
Ano: 2013
Local: Rio de Janeiro - RJ
Tipos de estrutura:
  Projetos Especiais
Produtos:
  Emcephob NanoPerm P, Ortolan SEP 711, Xypex Admix C-500

Projetos similares

  • Título
    Nova Fábrica MC-Bauchemie
  • Título
    Museu do Amanhã
  • Título
    Integração do Rio São Francisco
  • Título
    Fábrica de Cimento - Elizabeth
  • Título
    Centro Olímpico da Universidade de Brasília
  • Título
    Catedral Metropolitana de Brasilia
  • Título
    Estação da Luz



Cadastre-se e receba novidades