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Projetos

Metrô de São Paulo – Linha 4

Inaugurada há mais de três anos a Linha 4 do Metrô de São Paulo vem passando por uma grande expansão e em 2016 pretende ligar a capital até o município de Taboão da Serra. E é nesse cenário que a MC contribuiu e vem contribuindo com diversas soluções para Tecnologia do Concreto, Recuperação, Impermeabilização e Proteção das estruturas. Com destaque para os aditivos com base de PCE de longa manutenção da MC utilizados durante a fase de construção dos poços, túneis e via permanente, solução pioneira que vem sendo replicada em diversos outros projetos.


O Projeto
A construção da Linha 4 do Metrô de São Paulo foi iniciada em meados de 2004, ea primeira das três fases do projeto, realizado pelo Consórcio Via Amarela, previa a construção dos túneis e vias entre Luz e Vila Sônia, e das Estações Butantã e Faria Lima, mais as de integração – Luz, República, Paulista e Pinheiros – e a operação da linha. A segunda fase, em andamento, contempla a construção das estações Higienópolis, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. À terceira fase, será adicionada uma extensão entre Vila Sônia e o município de Taboão da Serra. A construção aproveitou-se do método construtivo, e foram utilizados os túneis de escavação criados para a construção de cada estação, que depois se tornariam os acessos às mesmas e saídas de ventilação.


Aditivos para Concreto  – Poços e Túneis
Durante a fase 1 do projeto ocorreu a construção dos poços e túneis que interligariam as estações. A concretagem era uma etapa que exigia atenção devido a longas distâncias entre a usina e local de aplicação. A MC, através do aditivo com base de PCE de longa manutenção MC-PowerFlow 2141 proporcionou uma solução pioneira, possibilitando que o concreto mantivesse a trabalhabilidade desejada durante todo o trajeto. Isso permitiu que o processo de concretagem fosse muito mais ágil, evitando filas de caminhões e custos adicionais com redosagem e operação. Além disso, em locais onde foi utilizado concreto projetado a MC também forneceu o aditivo acelerador para projetado Centrament 640 Rápido, que permitiu uma ótima aderência ao substrato e alta resistência inicial.


Aditivos para Concreto  – Via Permanente
A via permanente, pavimento de concreto onde correm as composições, demandava atenção especial para o acabamento superficial e para o processo de desforma. A MC, através do aditivo superplastificante de alto desempenho MC-PowerFlow 1059, possibilitou que o concreto atingisse alta resistência inicial e trabalhabilidade ideais, consequentemente aumentando a produtividade durante a desforma e melhorando o acabamento da superfície.

Além da solução para Tecnologia do Concreto, com os aditivos a MC também forneceu diversas soluções para recuperação, impermeabilização e proteção de diversos trechos do projeto. Confira mais aqui.

Galeria do projeto

Ficha técnica

Nome:Metrô de São Paulo - Linha 4
Ano:2004-2014
Local:São Paulo - SP
Tipos de estrutura:
 Túneis
Produtos:
 Centrament 640 Rápido, MC-PowerFlow 2141

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