MC-Bauchemie -

Construir é cuidar


Projetos

Aeroporto Internacional Viracopos – Campinas (SP)

MC fornece produtos para expansão de Viracopos

Com mais de 15 anos de atuação no Brasil, a MC-Bauchemie, empresa alemã que desenvolve produtos químicos para construção civil, já participou de inúmeros projetos importantes e de grande porte em infraestrutura no País. Entre eles, destaque para o Aeroporto Internacional de Viracopos, onde a MC foi a principal fornecedora de aditivos para concreto, desmoldantes e agentes de cura.

O Projeto

Na primeira etapa do projeto, iniciada em 2012, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, formada pela Infraero e pelo consórcio Aeroportos Brasil, tinha como objetivo construir um terminal com 28 pontes de embarque, sete novas estações remotas, um estacionamento de veículos com 4.500 novas vagas e ampliar as pistas para manobra de aeronaves. Devido à magnitude das melhorias que estavam sendo implementadas no empreendimento, a concessionária tinha como objetivo utilizar na obra produtos que garantissem a durabilidade da construção e, ao mesmo tempo, possibilitassem a redução dos custos. Nesse sentido, chegou-se à conclusão que a linha MC-TechniFlow 520, bem como os desmoldantes e agentes de cura desenvolvidos pela MC, reuniam os fatores que a concessionária Aeroportos Brasil buscava.

Segundo Renato Lopes, Gerente Comercial da MC-Bauchemie, os produtos da linha MC-TechniFlow 520 tem destaque no portfólio da empresa, pois são aditivos versáteis, que proporcionam grande flexibilidade de aplicação, uma vez que podem ser usados tanto em concretos de alto desempenho quanto nos convencionais. “Trata-se de um material coringa e robusto, que pode absorver possíveis variações no processo. Além disso, ele proporciona mais durabilidade por permitir a redução acentuada da relação água/cimento”, afirma o gerente.

O projeto, que foi finalizado em 2014, contou, ainda, com a aplicação do superplastificante de alto desempenho baseado na nova tecnologia de polímeros MC, MC-PowerFlow 1102, do agente de cura química com alto fator de eficiência EMCORIL S, dos agentes desmoldantes universais ORTOLAN SEP710 e ORTOLAN Basic 719, assim como dos retardadores de pega superficial para concreto ORTOLAN SR e MC-SR.

Parceria com concreteiras

De acordo com André Tavares, engenheiro da Engemix, uma das companhias fornecedoras de concreto do projeto, a opção pelos produtos da MC se deu pela confiança na qualidade e durabilidade que oferecem às obras nas quais são aplicados.  “A empresa desenvolveu o MC-Techniflow 520 em laboratório tendo em conta as características específicas do projeto do aeroporto. Foram dois meses de trabalho em conjunto durante esse processo, incluindo testes em campo. Necessitávamos de um material que apresentasse resistência inicial e tempo de cura curto. Em virtude da experiência positiva e todo suporte que recebemos da área técnica da empresa, trabalhamos novamente em parceria com a MC em outro empreendimento de grande porte, um conjunto habitacional que demandou 27 mil metros³ de concreto”, diz Tavares.

A MC atuou também como parceira da Concrebase, provedora de concreto para a mesma obra. O coordenador da divisão de concreto da companhia, Marcos Miranda conta que o trabalho em conjunto com a multinacional alemã já vem de longa data e, por isso, foi confiado à MC o desafio de entregar um produto com a tecnologia necessária, de acordo com a dimensão da obra, que era de grande porte. “Precisávamos que o concreto tivesse traços especiais, pois o concreto demandava resistência e, ao mesmo tempo, volume. Foi um período de grande aprendizado para as duas equipes”, explica o coordenador.

Crédito: Aeroporto Internacional de Vicaropos

Galeria do projeto

Ficha técnica

Nome:Aeroporto Internacional Viracopos - Campinas (SP)
Tipos de estrutura:
 AeroportosEstacionamentos,
Produtos:
 Emcoril S, MC-PowerFlow 1102, MC-TechniFlow 520, Ortolan SEP 710

Projetos similares




Cadastre-se e receba novidades