Impermeabilização transitável: o que é e como pode ajudar sua obra

Oct 19, 2020

A impermeabilização transitável é um sistema de impermeabilização com características capazes de receber tráfego direto de veículos ou de pessoas, em áreas de grande circulação. 

 

Para conseguir unir duas propriedades tão importantes como estanqueidade e resistência ao tráfego, é composto por um conjunto de camadas, o que o torna um sistema multicamadas, no qual cada etapa tem uma característica e funcionalidade. 

 

Também conhecido como poliuretano trafegável, esse sistema teve origem na América do Norte e, por lá, já é amplamente utilizado para impermeabilização de lajes de estacionamentos, inclusive possuindo normas ASTM específicas para caracterização do sistema.

 

No Brasil, esse tipo de impermeabilização tem ganho cada vez mais espaço, principalmente em projetos em que a disponibilidade de cota para o sistema impermeável é baixa. Além disso, já está sendo discutida a elaboração de uma norma nacional (NBR dentro da ABNT) )de caracterização e desempenho para essa solução. 

 

Em que locais a impermeabilização transitável pode ser feita? 

A impermeabilização transitável é utilizada em locais com tráfego de veículos, como lajes de estacionamentos e rampas de acesso, assim como helipontos e lajes com alto tráfego de pessoas (arquibancadas de estádios, por exemplo). 

 

Basicamente, são áreas que precisam ser impermeabilizadas, mas não têm cota para receber uma proteção mecânica sobre elas.


Em geral, o poliuretano trafegável é aplicado diretamente sobre a laje de concreto em todas as situações que citamos acima. A laje precisa receber uma preparação específica, com lixamento com disco diamantado para concreto e a aspiração completa do local, para deixar a área regularizada, mas com rugosidade ideal para receber o sistema.

Impermeabilização Trafegável

Como aplicar o sistema de impermeabilização transitável? 

Após a preparação da superfície, a aplicação do sistema de impermeabilização transitável deve ser feita em três etapas:

 

Aplicação do Primer: o primer tem a função de aumentar a aderência do sistema na laje de concreto. Por isso, esta etapa, apesar de simples, é fundamental para locais com alto tráfego, considerando que a tração dos veículos no sistema exige alta aderência na base.

 

Aplicação do Basecoat: denominada Basecoat, essa é a camada com maior espessura e maior alongamento. Tem a função principal de impermeabilização. As resinas utilizadas nesta etapa devem ter alta capacidade de suportar movimentações existentes na estrutura e manter o sistema estanque ao longo de sua vida útil. Por cima da camada final de Basecoat, é feita uma aspersão de areia seca com granulometria pré-definida para proteger mecanicamente o sistema, garantir rugosidade e maior atrito para frenagem e aceleração dos veículos ao término de toda a aplicação.

 

Aplicação do Topcoat: o Topcoat é a última camada do sistema. Essa etapa tem alongamento menor do que o Basecoat (mas ainda assim tem alto alongamento), porém tem duas propriedades importantes que o tornam ideal para ser utilizado como camada de topo. A alta resistência ao desgaste e estabilidade aos raios UV e às intempéries. Essas duas características garantem longevidade ao sistema em ambientes externos e perante o tráfego de veículos e pessoas.

Conheça as soluções da MC

A MC é uma multinacional alemã, que se dedica a oferecer as melhores soluções tecnológicas para o mercado brasileiro. 

 

Quando se trata de impermeabilização transitável, a MC conta com o sistema MC Traffic. Para cada etapa da impermeabilização, temos um produto certo:

 

Primer: MC Traffic Primer 200

Basecoat: MC Traffic Basecoat 220

Areia: Areia 0,25mm

Topcoat: MC Traffic Topcoat 240.

 

Todas essas soluções, com exceção da areia, são membranas de poliuretano mono componentes, que curam em contato com a umidade do ar.

 

Mas esses produtos não são a única maneira da MC de ajudar você em seu projeto. Preparamos vários materiais que têm como objetivo auxiliar o seu dia a dia na obra. Confira:

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123