Software facilita projetos de reforço com fibra de carbono

18/10/2018

A MC acaba de lançar a nova versão de seu software de projeto, Lasoft 4.0, desenvolvido com base nas novas práticas aprovadas pelo Comitê Alemão de Concreto Armado (DAfStb). Além das funções de dimensionamento, o software conta com uma análise estrutural, tornando a execução do projeto mais rápida e eficiente em relação a ferramentas convencionais.

 

O reforço de estruturas de concreto armado com lâminas ou mantas de fibra de carbono apresenta muitas vantagens em relação ao mesmo processo realizado com estruturas de aço, principalmente porque proporciona menor intervenção na estrutura, na altura estrutural útil, melhor reforço (já que seu peso intrínseco é baixo), fácil instalação e custo-benefício altamente favorável.

 

Lasoft 4.0


Os programas de dimensionamento de estruturas de reforço de fibra de carbono são, em essência, programas que executam cálculos matemáticos. Em geral, essas soluções têm a desvantagem de exigir dos projetistas o cálculo antecipado das validações das análises estruturais, do estresse resultante e das variáveis de forças internas, seja por outros programas de computador ou até mesmo a mão. O novo Lasoft 4.0 da MC conta com recursos tanto para o dimensionamento quanto para a análise estrutural, tornando a execução do projeto mais rápida e eficiente se comparado a ferramentas convencionais.

 

A solução faz o dimensionamento tanto de chapas de fibra de carbono como das tiras aplicadas transversalmente em secções da estrutura e faz ainda as validações de engenharia necessárias. As funcionalidades para a execução de projetos estruturais e dimensionamento do Lasoft 4.0 têm por base o manual de boas práticas do DAfStb “Fortalecimento de estruturas de concreto com reforço adesivo” (de março de 2012). A validação do momento fletor é fornecida a partir do elemento intermediário danificado de maior relevância. O software fornece ainda a tensão de cisalhante, a fadiga e o estado-limite último, os limites de estresse no estado-limite de servicibilidade.

 

Integração ao sistema CFRP


Além do Lasoft 4.0, a MC mantém em seu portfólio de soluções o MC-DUR CFK, um completo e integrado sistema de láminas e mantas para o reforço de fibras de carbono, aprovado por órgãos regulatórios da construção civil e com componentes especialmente projetados para aplicações de reforço estrutural. Entre os principais produtos da linha estão o primer anticorrosão Colusal VL, a resina de adesão MC-DUR 1009 HB, a argamassa de nivelamento MC-DUR 1000 Parat 09, o adesivo estrutural MC-DUR 1280, além das tiras e chapas MC-DUR CFK (CFRP).

 

Todos os itens do portfólio foram projetados para uso conjunto e foram amplamente testados. As tiras e as chapas vêm de fábrica com uma proteção para garantir que as superfícies estejam absolutamente limpas no momento de aplicação da camada adesiva.

 

Essa característica, aliada às superfícies personalizadas dos componentes do MC-DUR CFRP, pode elevar a força de ligação em até 40% no caso das lâminas e chapas mais finas. A MC também oferece as mantas e lâminas unidirecionais de fibra de carbono MC-DUR CF SHEETS e MC DUR CFK, especificamente projetadas para laminar a superfície do concreto e reduzir a tensão de tração. As principais áreas de aplicação são confinamento de colunas, ampliação e consolidação da capacidade de carga de paredes de cisalhamento e estruturas de concreto curvas.

 

Componentes especiais foram também desenvolvidos para o sistema de lâminas de fibra de carbono MC-DUR CF SHEETS e MC DUR CFK, igualmente testado amplamente e funcional com os demais itens do portfólio: o primer MC DUR 1209TX e a resina de saturação MC-DUR 1209, a resina de adesão MC DUR 1280 para o sistema de lâminas com fibra de carbono e também a própria lâmina e manta CFRP.

 

Software facilita projetos de reforço com fibra de carbono
© MC-Bauchemie 2020
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123