MC apresenta solução inovadora para pontes e viadutos

08/11/2018

A Nafutekt é a junta de dilatação mais usada na Alemanha e, agora, também está presente em importantes pontes e viadutos de São Paulo, como das Rodovias dos Bandeirantes e Dom Pedro I.

O Brasil é um país de grande dimensão e diversidade geográfica, consequentemente, com uma enorme necessidade de instalação de pontes e vidutos para transpor morros, montanhas e serras. Em todo país, há uma média de cinco mil pontes sob gestão pública federal. No entanto, ainda existem estruturas deterioradas, sem manutenção ou, até mesmo, casos de desmoronamento.

São inúmeras as razões pelas quais uma estrutura pode vir a desabar, por isso o cuidado com a dilatação do concreto é essencial. Preocupada com a segurança e o conforto dos usuários de pontes e viadutos, a MC-Bauchemieempresa líder no desenvolvimento de soluções químicas para construção e com mais de 50 anos no mercado mundial, trouxe para o Brasil a Nafutekt, uma junta dilatadora inovadora que, entre outras vantagens, consegue liberar a pista para o tráfego em 40 minutos, após a aplicação, evitando a geração de congestionamento, stress e transtorno para motoristas e pedestres.

Até hoje existia apenas um tipo de junta dilatadora no Brasil, com o qual a maioria das pontes e viadutos foi construído. São juntas com perfil termoelástico. O grande dificultador desse tipo de solução é a baixa durabilidade e a complexidade na hora de realizar a manutenção. “A Nafutekt é vantajosa em todos os sentidos, afinal, além da durabilidade prevista de cinco anos, esta solução ainda garante maiores impermeabilidade e flexibilidade ao concreto, evitando os conhecidos trancos”, afirma José Roberto Saleme, gerente de Infraestrutura & Indústria da MC-Bauchemie no Brasil.

O principal benefício da Nafutekt é o fato desta solução ser composta por apenas uma peça, ou seja, não é preciso realizar uma instalação em diversas fases, aumentando a trabalhabilidade, facilitando a manutenção, tornando a obra mais resistente a intempéries, como temperaturas altas e precipitações. Tanto é que a Alemanha, país referência no modal rodoviário, há 15 anos utiliza a solução na maioria de suas pontes e de seus viadutos. No Brasil, a Nafutekt já está presente em algumas estruturas, como as pontes da Rodovia dos Bandeirantes e da Rodovia D. Pedro I, ambas no estado de São Paulo.

MC apresenta solução inovadora para pontes e viadutos