MC-REALC: solução para concretos carbonatados

17/10/2016

Um dos problemas que costuma afetar as estruturas de concreto armado em ambientes urbanos é a corrosão das armaduras de aço, que ocorre, principalmente, pela ação dos cloretos ou pela carbonatação do concreto. Para este último caso, a realcalinização eletroquímica restabelece a alcalinidade dos concretos, criando as condições de ‘repassivação’ (ou reestruturação) das armaduras e aumentando a durabilidade das estruturas.

 

Levando em conta a porosidade e a permeabilidade que tornam o concreto tão suscetível à umidade e à penetração de CO², a MC, empresa líder no desenvolvimento de soluções para obras de infraestrutura, edificação e indústria, com mais de 50 anos no mercado mundial de químicos para construção, apresenta sua solução inovadora no aumento do pH do concreto. Com ela, é possível devolver a capacidade de proteção das armaduras e, consequentemente, a resistência da estrutura como um todo.

 

“As vantagens do MC-ReALC em relação aos demais produtos vão desde a grande facilidade de aplicação até o rápido restabelecimento do pH do concreto que antes estava comprometido com a carbonatação”, explica Emílio Takagi, engenheiro civil e gerente de produto da MC. “Assim, obtemos uma nova proteção da estrutura e um aumento da durabilidade da mesma tanto em pré-moldados, quanto em fachadas, garagens, pontes ou túneis”, complementa.

 

Antes da aplicação da primeira demão da solução realcalinizante, a superfície deve estar seca, para que a absorção do produto seja potencializada. “Após a 5ª demão, existirá uma grande diferença de concentração e de pH entre a superfície do concreto e as regiões mais internas carbonatadas, o que auxiliará na contenção da corrosão das armaduras, preservando-as íntegras por muito mais tempo”, complementa Takagi.

 

Clique aqui para saber onde este produto foi usado pela MC ou, aqui para fazer o download da ficha técnica do MC-Realc.

MC-REALC: solução para concretos carbonatados
© MC-Bauchemie 2024
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123