Ponte em Kaunas

Kaunas - Lituânia

Condições extremas na Lituânia

 

Concluída no fim de 2015, a ponte Panemune é a principal ligação entre os dois maiores distritos de Kaunas, a segunda maior cidade da Lituânia, país ao Norte da Europa. A edificação demandou vários produtos da MC ao longo de três anos necessários ao término da construção.

 

A ponte Panemune foi construída para substituir uma antiga ligação suspensa no mesmo local finalmente inutilizada em 2012. A construção teve início assim que o desmonte foi concluído, em novembro. A MC foi escolhida desde o início pelos engenheiros da empresa UAB Kelprojektas, inicialmente para fornecer o sistema antipichação que recobriria a estrutura.

Concluída no fim de 2015, a ponte Panemune é a principal ligação entre os dois maiores distritos de Kaunas, a segunda maior cidade da Lituânia, país ao Norte da Europa.
Concluída no fim de 2015, a ponte Panemune é a principal ligação entre os dois maiores distritos de Kaunas, a segunda maior cidade da Lituânia, país ao Norte da Europa.
© MC-Bauchemie 2020


O relacionamento e a confiança de longa data existente entre a UAB e a MC, no entanto, permitiram que outros sistemas fossem incorporados ao projeto. Além disso, ao escolher a MC, a construtora a cargo da obra não precisaria guardar insumos no local da nova ponte, pois havia uma instalação de armazenagem da empresa a apenas cinco quilômetros dali. Do armazém, os produtos simplesmente podiam ser transportados para a obra e guardados de volta, sempre que necessário.

 

Expertise compartilhada

 

Além da proteção antipichação e do reparo de concreto, a MC também forneceu um sistema de revestimento para a cimalha da ponte que, como nenhum outro elemento exposto da estrutura, é afetado pela ação da umidade e do sal utilizado no inverno para derreter a neve e o gelo. Os sistemas de proteção de superfícies da MC elevaram à resistência da estrutura a agressões químicas e ambientais, o que, por sua vez, ampliou a vida útil não só das cimalhas e parapeitos, mas da ponte como um todo.

 

No caso do projeto de Kaunas, o revestimento da cimalha deveria ter características especiais, ou seja, precisou ser customizado, trabalho realizado por um time de especialistas da MC em conjunto com os engenheiros de projeto e com o aplicador escolhido. A solução foi o desenvolvimento de um revestimento triplo com uma camada resistente à umidade, associado a uma proteção epóxi anti-hidrocarbonetos e finalizado com o revestimento de superfície antidesboroamento MC-DUR 1252, perfazendo uma camada total de cinco milímetros.

 

O maior desafio foi concluir a tempo o tratamento da cimalha da ponte, iniciado logo após a pavimentação asfáltica, em outubro de 2015. O trabalho ficou ótimo graças ao bom tempo, embora o frio incomum para o mês de outubro na região tivesse imposto seus desafios. Os aplicadores precisaram esperar as horas mais quentes do dia para aplicar a resina de revestimento numa área de 1.400 metros quadrados.

 

No fim, tudo aconteceu como planejado para a satisfação do cliente. A ponte Panemune foi inaugurada no fim de 2015 e, desde então, é fundamental no sistema viário da região de Kaunas.

  • Nome

    Ponte em Kaunas

  • País

    Kaunas - Lituânia, 2018

  • Fields of Expertise

    Pontes

  • Categorias

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123