Elevado do Joá

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Principal acesso da Barra da Tijuca a Zona Sul do RJ, o Elevado do Joá como também é conhecido, foi construído na década de setenta e tornou-se um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro.
Devido a grande proximidade ao mar e ao fluxo constante de carros, a grandiosa estrutura de concreto sofreu grandes deteriorações com o passar dos anos. Recentemente, o elevado passou por uma grande intervenção que contou com diversas soluções da MC para recuperação estrutural, com destaque para o apoio técnico presente desde a etapa do projeto até o acompanhamento durante a aplicação.
Principais necessidades do projeto
O elevado do Joá é formado por duas pistas sobrepostas com mais de 1.100 metros de extensão. Por estar localizada próximo ao mar, sofre com ação constante de intempéries provenientes da maresia, como sais e íons cloretos. 

Elevado do Joá
Elevado do Joá
© MC-Bauchemie 2020


 

Além disto, o aumento do fluxo de veículos tem resultado em maior solicitação estrutural ao elevado e maior exposição ao ataque gerado pelo dióxido de carbono que acaba acelerando o processo de carbonatação do concreto e consequentemente o de corrosão das armaduras. Diante deste diagnostico as soluções da MC-Bauchemie contribuíram para recuperação e proteção das estruturas do Elevado do Joá, garantindo maior vida útil às estruturas.

 

Obra emergencial de transferência dos apoios dos tabuleiros e recuperação estrutural dos pergolados do Elevado das Bandeiras, na utilização do Graute não retrátil Emcekrete 40 e Micro concreto fluido de alto desempenho Emcekrete 50, argamassas Poliméricas Zentifix CR, entre outros materiais.

 

  • Nome

    Elevado do Joá

  • País

    Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 2018

  • Fields of Expertise

    Pontes

  • Categorias

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123