Gransol Graneis Sólidos

Paranaguá, PR - Brasil

O porto de Paranaguá está localizado no estado do Paraná e além de ser um dos mais importantes  é considerado o maior porto graneleiro da América Latina, tendo um papel vital na exportação e importação de insumos relacionados ao agronegócio.

A Gransol Granéis Sólidos, empresa que tem como finalidade cuidar das movimentações de granéis no Porto, tinha como principal demanda a melhoria na capacidade de armazenamento e contou com a Construtora Tucumann, a Concreteira Engecreto e com a MC para superar esse desafio.

O projeto

Para melhorar a capacidade de armazenamento e exportação do porto foram  construídas novas estruturas, contempladas por silos e dois armazéns dedicados ao embarque de grãos de soja, com capacidade estática para armazenagem de mais de 200 toneladas e possibilidade de exportar 5 milhões de toneladas por ano.

 

Sua estrutura recém inaugurada, busca oferecer condições para que o agronegócio exporta sua safra com maior eficiência. Pois, apesar de ser dedicada ao embarque de grãos, sua estrutura está preparada para atender outras demandas durante o ano.

Gransol Graneis Sólidos

© MC-Bauchemie 2024


Desafios

O principal desafio deste projeto foi encontrar a solução ideal em aditivos químicos para atender os requisitos técnicos e operacionais, principalmente durante a etapa de execução da estrutura dos silos em concreto com o uso de formas deslizantes. Além disso, alguns fatores foram relevantes, como, espaço físico, taxa de ocupação do terreno elevado e a gestão das equipes da Construtora Tucumann e da Concreteira Engecreto, 24 horas por dia.

Soluções

Estudos técnicos e preliminares em concreto, fez com que a MC estivesse presente durante toda a construção dos silos, disponibilizando soluções que atendessem às reais necessidades do cliente, com a mais alta tecnologia e qualidade. Foram utilizados no projeto o MC-Techniflow 520 - Aditivo redutor de água tipo 2 – RA2 (mid-range de pega normal), que combina as propriedades de alta dispersão, boa redução da água de amassamento e manutenção prolongada do abatimento. Seu desempenho está entre os plastificantes polifuncionais e os superplastificantes, daí a denominação mid-range.

 

Através da combinação de matérias primas inovadoras, MC-TechniFlow une a robustez dos aditivos clássicos e as propriedades especiais do PCE, permitindo agora uma única dosagem na central de concreto. MC-TechniFlow permite reduzir os consumos de água, cimento e as patologias provenientes de traços de alto consumo, proporcionando melhor relação custo-benefício.

 

E para complementar todo o projeto, foi utilizado também o Centrament Retard Control 200 - Aditivo controlador de hidratação - CH, capaz de controlar a geração de calor de hidratação em concretos com alto consumo de cimento, eliminar os descartes favorecendo o meio-ambiente, estabilizando o concreto e controlando a hidratação do cimento estabilizando por até 72h.

 

A confiança e transparência que a MC passa para seus clientes são fatores decisivos na tomada de decisão, em projetos tão desafiadores, sempre buscando a solução ideal para cada etapa. Principalmente com todo o apoio prestado pelos nossos parceiros da construtora Tucumann Engenharia e a Concreteira Engecreto.


Dono da Obra: Gransol Graneis Sólidos-LTDA  

Construtora: Tucumann Engenharia

Concreteira Responsável: Engecreto Serviços de Concretagem

Consultoria: Concrete Engenharia e Consultoria

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123