MC-Bauchemie

Integração do Rio São Francisco

Monteiro - Paraíba - Brasil

O projeto de Integração do Rio São Francisco, é a maior obra de infraestrutura hídrica do país e está entre as 50 maiores construções em execução no mundo. E um projeto de tamanha importância levou consigo diversos desafios, entre eles, as muitas adversidades ao construir as estruturas de concreto dos canais, tuneis e aquedutos, que puderam contar com toda a tecnologia e suporte da MC.

Integração Rio São Francisco
Integração Rio São Francisco
© MC-Bauchemie 2020


O projeto

 

A transposição do Rio São Francisco, a maior bacia hídrica do país, é atualmente maior obra hídrica do governo federal e visa solucionar uma já antiga tragédia conhecida dos brasileiros, a seca que assola a região do semiárido do país.

 

Com 700 quilômetros de concreto previstos para a realização da obra, orçada em 8,5 bilhões, a intenção desse deslocamento aquífero reside em direcionar a irrigação em dois eixos, para atender a população urbana de 390 municípios da região nordeste.

 

Aditivos para Concreto

A construção dos túneis com cerca de 55mil m3 de concreto projeto e outros 39mil m3 de concreto convencional, era um gigante desafio para o projeto, pois era necessário encontrar uma solução que atingisse as diversas necessidades técnicas e contasse com um ótimo custo benefício. A equipe técnica da MC, assim foi solicitada para que pudesse encontrar a melhor solução. Após diversos estudos e testes realizados, a indicação foi a utilização do aditivo aditivo acelarador de pega Centrament 640 Rápido. O produto, ideal para concreto projeto, vem sendo utilizado em diversos outros projetos e dentre as diversas vantagens se destaca a redução de perda devido a reflexão, a capacidade de trabalhar com diversas formulações e alta resistência.

 

Para o concreto convencional foi utilizado o aditivo Muraplast FK 97, um plastificante multifuncional capaz de reduzir a tensão superficial e aumentar a trabalhabilidade durante o uso e aplicação. Além disso para permitir ganho de tempo, este já vinha pronto diretamente da usina, facilitando assim a aplicação do concreto e permitindo ótimas formulações. Em conjunto, para melhora no bombeamento e aumento da resistência inicial e final do concreto, foi utilizado o superplastificantes Muraplast FK 25.

 

Impermeabilização

 

Neste projeto de grandes desafios, um deles era o cuidado com a estanqueidade dos longos aquedutos. E a MC contribuiu em grande escala, por meio de soluções voltadas para a impermeabilização dos canais construídos. Destaque para o impermeabilizante por cristalização Xypex Admix C-500 NF, que é adicionado diretamente na mistura do concreto, impermeabilizando e protegendo a estrutura desde o início. Isso possibilita um alto ganho de produtividade e redução de custos de aplicação. O Xypex forma cristais nos poros e capilares do concreto, resistindo a pressões hidrostáticas positivas e negativas, além de permitir que o concreto respire.

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123