MC-Bauchemie

Parque temático ENERGYLANDIA

Zator - Polônia

Parque temático ENERGYLANDIA

 

O ENERGYLANDIA é o maior parque temático da Polônia. Aberto em 2014, oferta ao público atrações como montanhas-russas e toboáguas construídas num ambiente totalmente diferente, um mundo mágico que brinca com a imaginação dos frequentadores. Esse mundo foi construído com a ajuda da MC, particularmente com a argamassa Oxal RM.

Argamassas da linha Oxal RM da MC reproduzem o aspecto natural de rochas nas complexas esculturas do parque temático ENERGYLANDIA, na Polônia.
Argamassas da linha Oxal RM da MC reproduzem o aspecto natural de rochas nas complexas esculturas do parque temático ENERGYLANDIA, na Polônia.
© MC-Bauchemie 2017


O parque temático fica na cidade de Zator, região Sul do país. São mais de 60 atrações espalhadas por uma área de 26 hectares, incluindo 27 montanhas-russas e toboáguas, 20 playgrounds, dois teatros e dois anfiteatros. Tudo isso em três espaços, cada um deles com temática própria: a “Terra do Faz-de-Conta”, o “Mundo da Família” e a “Zona da Adrenalina”.

 

As estruturas nesse mundo de fantasia são tão diversas quanto os elementos temáticos que o compõe. Formações rochosas, barcos, cachoeiras, elementos decorativos de toda a sorte, nas áreas das atrações temáticas e do hotel. Tudo isso ainda fica exposto ao vento, à chuva, a agentes externos que em pouco tempo causam danos como descoloração, desgaste e infiltrações.

 

Em janeiro de 2016, a administração do local resolveu realizar uma série de reparos e medidas de conservação nos componentes danificados e também nas esculturas recém-construídas. O trabalho foi realizado com produtos da linha Oxal RM, que anteriormente haviam se mostrado eficazes em trabalhos similares.

 

Imaginação sem limites

 

O resultado agradou e, desde então, as demais estruturas do parque são recobertas com a argamassa de escultura e reparo à base de microssílica modificada Oxal RM-H. Além da força, o produto apresenta alta resistência à carbonização e às variações de temperatura. Também aguentou bem o congelamento e o sal usado no derretimento do gelo no inverno. Outra vantagem apresentada foram as propriedades impermeabilizantes.

 

A água não passa, mas o produto permite a difusão de vapores da argamassa, essencial a um bom acabamento. Já a argamassa Oxal RM-L demonstrou alta resistência a compostos sulfurados. O acabamento se assemelhou bastante ao de rochas naturais, o efeito desejado pelos escultores do parque, sem falar na resistência da argamassa, similar à da Oxal RM-H, e na infinidade de cores, essencial à criação de um mundo de fantasia.

 

Versatilidade comprovada

 

As propriedades dos produtos Oxal RM e a grande variedade de aplicações possíveis num parque temático foi o que chamou a atenção do ENERGYLANDIA. Para a administração, era fundamental garantir que criações complexas, como torres, estruturas de pedras pudessem ser conservadas por meio de processos simples, sem que a qualidade das estruturas fosse posta em risco. A empresa encarregada da elaboração das esculturas foi a DEKOS Łukasz Plata, que há anos utiliza a Oxal em seus trabalhos pela Europa.

 

O reparo e a modelagem foram realizados durante o inverno, quando o parque não funciona, e demandou um cuidadoso planejamento logístico. A MC deu o apoio necessário nessa questão com entregas planejadas durante todo o período de modo a não causar atrasos. O trabalho foi concluído sem intercorrências. O parque foi reaberto em maio. E já há reformas programadas com produtos da MC para o próximo inverno.

  • Nome

    Parque temático ENERGYLANDIA

  • País

    Zator - Polônia, 2018

  • Categorias

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123