Ponte em Brunei

Pulau Muara Besar - Brunei

Uma ponte para o progresso de Brunei

 

Mais de 150 mil metros cúbicos de concreto serão depositados numa das maiores estruturas viárias atualmente em construção no pequeno país asiático de Brunei, sudeste do continente. Trata-se de uma ponte de 2,7 km de extensão que vai ligar a gigantesca ilha de Bornéu à ilha de Palau Muara Besar, onde existe um pulsante complexo industrial.

Ponte de Pulau Muara Besar, no pequeno sultanato de Brunei.
Ponte de Pulau Muara Besar, no pequeno sultanato de Brunei.
© MC-Bauchemie 2024


Por essa razão, o projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento econômico do país do sudeste asiático, mais uma razão para a contribuição da MC ser ainda mais relevante. A ponte é um dos maiores projetos atualmente a cargo da empreiteira China Harbour Engineering Company Ltd. (CHEC), que estabeleceu desde o início parâmetros bastante elevados para o projeto com relação às características do concreto utilizado.

 

O desafio era produzir um insumo capaz de ser manipulado por longos períodos de tempo em condições extremas de temperatura e capaz de resistir aos desafios impostos pelo mar. Desde os primeiros testes, os aditivos de concreto MC-PowerFlow 2151 e Centrament Retard 311, ambos produzidos pela MC-Bauchemie, apresentaram resultados surpreendentes nas formulações de concreto pré-moldado e de concreto usinado preparadas pela concreteira C.Tech Sdn Bhd. Com o apoio desse parceiro, a empreiteira chinesa pôde contar com formulações de concreto sob medida para uma grande variedade de aplicações.

 

Aditivos da MC atingem especificações rigorosas

 

O desafio não estava somente no manuseio do concreto no clima quente do sudeste  asiático, mas também em conferir ao insumo resistência aos desafios impostos pelo mar. Além disso, a empreiteira chinesa decidiu utilizar um tipo muito específico de cimento para a produção do concreto, o CEM I (62.5R), justamente para garantir a força e a durabilidade necessárias à estrutura. O MC-PowerFlow 2151 foi utilizado no concreto das fundações. O produto conta com a exclusiva tecnologia de polímeros da MC, sendo um superplastificante de alta performance isento de componentes que possam eventualmente causar corrosões.

 

O aditivo pôde ser rapidamente incorporado ao concreto, conferindo altos índices de liquefação e economia de água. Também permitiu que o concreto atingisse a especificação de trabalhabilidade de pelo menos duas horas em temperatura ambiente variando de 35 a 40° C.

 

No concreto que seria usado para a construção dos pilares da ponte, a formulação com Centrament Retard 311 e MC-PowerFlow 2151 foi simplesmente fundamental. Isso porque a desaceleração no tempo de secagem provocada pelos insumos prolongou o período de aplicação do concreto para até quatro horas. Também suavizou a curva de temperatura, reduzindo o risco de fraturas resultantes do estresse térmico e ainda permitiu a elevação da força final do concreto.

 

Os dois aditivos da MC provaram seu valor numa construção realizada no meio do oceano, sob condições climáticas desfavoráveis. Os diferentes tipos de concreto produzidos para a estrutura apresentaram propriedades excepcionais em termos de níveis de forças, qualidade de acabamento e das demais especificações da empreiteira.

  • Nome

    Ponte em Brunei

  • País

    Pulau Muara Besar - Brunei, 2018

  • Fields of Expertise

    Pontes

  • Categorias

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