MC-Bauchemie

Ponte Hercílio Luz

Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

Com a mais alta tecnologia alemã e um time dedicado de especialistas, a MC esteve presente nas obras de restauração da "Ponte Hercílio Luz", localizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, fechada por 28 anos.

Divulgação Governo SC: Ponte Hercílio Luz na década de 20
Divulgação Governo SC: Ponte Hercílio Luz na década de 20
© MC-Bauchemie 2020


Reaberta em 2019, a Ponte Hercílio Luz é a maior ponte suspensa do país, com 821 metros de comprimento, contendo vão central de 339,5 metros. Sua construção, iniciada em 1922, teve suas peças de ferro trazidas dos Estados Unidos, e desde sua primeira inauguração, no dia 13 de maio de 1926, havia passado por apenas duas interdições, sendo uma em 1982, devido ao estado avançado de deterioração das estruturas, e a outra em 1991, com inúmeros processos de recuperação iniciados, mas nunca finalizados.

Soluções MC em concreto

Com a participação da MC a partir de 2016, o mais recente projeto de restauração da ponte Hercílio Luz tinha como principais desafios obter um concreto ideal para uma nova concretagem dos blocos de ancoragem, além das bases submersas da ponte. Em parceria com a renomada concreteira Supremo Concreto, responsável pela produção do concreto durante a obra, testes foram realizados com o aditivo plastificante multifuncional mid-range MC-Techniflow 576, que se mostrou a solução perfeita para os blocos de ancoragem dos cabos da ponte.

"Devido as características do projeto, utilizamos o aditivo MC-TechniFlow 576 da MC para garantir que o concreto auto-adensável, utilizado em algumas etapas dos blocos, mantivesse a trabalhabilidade por horas, para garantir lançamento uniforme do concreto e perfeito adensamento”, afirma Édio Schmitt, Engenheiro Civil e Assistente Técnico da Supremo Cimentos.

Já para viabilizar concretagens submersas das bases de apoio da estrutura, no início da participação da MC na restauração da ponte, foi usado o Centrament VMA, antigo Murapor Estabilizador, aditivo modificador de viscosidade e anti-segregante, selecionado por proporcionar uma boa trabalhabilidade ao concreto, permitindo bom adensamento mesmo na presença de água.

Passado x Presente

Em 1992, a Ponte Hercílio Luz já foi considerada uma obra tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis, mas teve seu decreto homologado pelo estado cinco anos depois. Hoje, considerada uma das mais famosas atrações e principal cartão-postal da cidade de Florianópolis, a "Velha Senhora”, como é popularmente conhecida, somente faz a ligação da ilha de Santa Catarina com a região continental. Desde janeiro de 2020 a Ponte Hercílio Luz está liberara para o tráfego de transportes e pedestres.

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123