UHE Teles Pires

Brasil

UHE TELES PIRES

Localizada entre os estados do Pará e Mato Grosso, o grandioso projeto UHE Teles Pires contará com um potencial energético de 1.820 megawatts, suficiente para abastecer cerca de 5 milhões famílias. Com um volume de concreto aproximado de 1.100.000 m3 os desafios técnicos eram diversos e a MC contribuiu desde o suporte até o desenvolvimento de aditivos específicos que permitiram um ganho significativo de desempenho e uma redução de custo considerável.

UHE Teles Pires
UHE Teles Pires
© MC-Bauchemie 2020


O Projeto

 

A UHE Teles Pires, parte de um conjunto de seis usinas hidrelétricas na Bacia Hidrográfica do Rio Teles Pires, terá potência instalada de 1.820 megawatts, suficiente para abastecer uma população de 2,7 milhões de famílias tornando-se umas das as 10 maiores usinas hidrelétricas do Brasil em potência instalada.

 

O volume de concreto do projeto, superior a 1.100.000 m3, apresentava diversas classes de concreto exigindo uma alta quantidade de testes e adaptações para que os produtos a serem utilizados antecedem as necessidades específicas de cada tipo.

 

Foram utilizados diversos tipos de concreto, desde projetado via úmida, CCR – (concreto compactado com rolo), além de concretos convencionais e bombeados para as mais diversas aplicações. Entretanto o foco principal foram as fôrmas deslizantes, para as quais foram dedicados os maiores esforços da equipe técnica da MC no desenvolvimento dos aditivos específicos. Uma vez que, além do grande volume de concreto, as exigências quanto ao tempo de trabalhabilidade do concreto aliado ao controle rigoroso dos tempos de início e fim de pega, possibilitaram o deslizamento das formas com tempos muito satisfatórios e ausência de reparos.

 

Produtos desenvolvidos especialmente para o projeto:

 

Aditivo Multifuncional Muraplast FK 830B
Aditivo Superplastificante MC-PowerFlow 1180M
Aditivo Superplastificante MC-PowerFlow 1180VTP

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123