É possível trocar o piso sem danificar a impermeabilização?

May 21, 2021

É muito comum encontrarmos pisos antigos e desgastados em obras de renovação e reforma. Além disso, muitas construtoras entregam imóveis com  áreas revestidas, porém as peças instaladas não agradam os proprietários. 

Nestas situações, uma dúvida surge com frequência:  como trocar o  piso sem colocar em risco o sistema de impermeabilização do local?

 

Conheça o projeto! 

Apesar de impedirem a passagem de água, os revestimentos não são responsáveis por garantir a estanqueidade. Em áreas molhadas, como banheiros e piscinas, existe uma camada de impermeabilização sobre a qual o revestimento está direta ou indiretamente ligado. 

 

Por isso, conhecer o projeto de impermeabilização e de revestimento pode ajudar muito na hora de reformar a área. Caso uma camada de proteção mecânica tenha sido aplicada entre a impermeabilização e o revestimento, é provável que seja possível remover as peças sem prejudicar o impermeabilizante, desde que na remoção do revestimento não sejam necessárias intervenções profundas.

 

Já no caso de revestimentos instalados diretamente sobre a impermeabilização, é improvável que sejam removidas as peças sem que a camada impermeabilizante seja danificada. Por isso, recomenda-se refazer a impermeabilização para assegurar a sua integridade e a estanqueidade da área. 

 

Caso não saiba como o projeto foi executado, existem formas de garantir que a impermeabilização funcione mesmo após a reforma. Uma ótima opção para áreas, que sofrem molhamento constante, como banheiros, cozinhas e varandas, é a aplicação de uma membrana impermeável entre o contrapiso e o revestimento.

Inovações MC

Soluções da MC perfeitas para esse serviço

O impermeabilizante MC Proof DF 9 é álcali-resistente e pode ter contato com a argamassa colante sem sofrer danos e perda de aderência ao longo do tempo, além de liberar em poucas horas a área para a realização do assentamento.

Outra saída é a execução de um piso sobre piso, fazendo com que o revestimento antigo não precise ser removido. Para isso, é necessário verificar se as peças e juntas estão limpas e bem aderidas. 

Em seguida, para áreas internas, aplica-se um primer para bases não-absorventes, como o D 15, e aguarda-se aproximadamente 1 hora para realizar o assentamento da nova peça diretamente sobre ele, sem a necessidade de apicoamento ou lixamento dos revestimentos antigos.

Para áreas externas e submersas, é possível fazer assentamento com a argamassa colante M 29 HP, utilizando-a inicialmente como primer, com aplicando uma camada fina com a desempenadeira lisa e realizando os cordões de argamassa após a secagem da primeira camada.

 

Conte com a MC! 

Além dos exemplos citados acima, a MC possui uma vasta linha de produtos que podem ajudar o seu projeto. Portanto, caso tenha dúvidas, não deixe de contatar o suporte técnico da MC para que nossa equipe lhe indique as melhores soluções para a sua obra.


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123