3 dicas para simplificar a impermeabilização

Mar 14, 2023

A impermeabilização não é uma tarefa fácil. Por diversas vezes, profissionais da área da construção se deparam com diferentes dificuldades, complicações e até mesmo retrabalhos, causando despesas que não estavam planejadas e aumento do prazo da obra.

Pensando nisso, a MC-Bauchemie separou algumas dicas para evitar esses problemas e simplificar a impermeabilização. Confira a seguir:

 

1. Planejamento e execução do produto

Em muitos sistemas de impermeabilização, o tempo é algo a ser respeitado, seja para mistura, aplicação, entre demãos, de cura ou proteção. Por isso, é muito importante executar os serviços preliminares para que o atraso não cause desperdícios de material, tempo e dinheiro. 

Dessa forma, o planejamento deve levar em conta alguns serviços, como isolar a área, remover ou quebrar o que for necessário, fixar bem os tubos e ralos, realizar a regularização e aguardar a cura, separar a quantidade de material por área e checar os pontos de energia. Além disso, o cronograma de impermeabilização deve considerar variáveis como chuva, temperatura e umidade local.

Com a preparação das áreas prontas e o cronograma feito, certifique-se das ferramentas necessárias e da quantidade certa de material. Outro erro comum é desconsiderar o desperdício de material, originando uma compra não planejada durante o andamento do projeto. Sem contar que esse problema pode causar a perda do tempo entre as demãos, afetando o resultado final da impermeabilização.

2. Mão de obra especializada

Por causa das dificuldades de alguns sistemas, a utilização de mão de obra especializada, ou seja, experiente e tecnicamente treinada, é fundamental para o sucesso e produtividade na execução da impermeabilização

Esse profissional capacitado sabe lidar com as dificuldades que serão encontradas em campo, por exemplo, saber quais são as ferramentas corretas para a aplicação de determinado produto, prever erros e pontos de cuidado, detalhes a serem observados e interface entre outros sistemas. 

Além disso, existem sistemas que requerem maior tempo de treinamento e experiência de campo para que o profissional trabalhe bem. Todos esses pontos devem ser analisados na escolha da mão de obra para executar a impermeabilização.

3. Escolha do produto

Hoje, existem produtos que são realmente difíceis de aplicar. Nesses casos, é necessário ter muito conhecimento técnico ou até ferramentas e equipamentos especiais. 

No caso de áreas internas, como banheiros e cozinhas, é muito comum a utilização de argamassa polimérica para impermeabilização. Entretanto, sua aplicação não é tão simples e requer alguns cuidados, como a utilização de misturador, a dificuldade de fracionamento para aplicar o produto, a quantidade de demãos, a incorporação de tela de reforço nos pontos críticos e o tempo de cura. 

Uma outra opção um pouco mais simples é a utilização de membranas de copolímeros acrílicos álcali resistentes. Esse tipo de produto é aplicado com rolo de pintura, tornando a aplicação mais fácil do que com a brocha. 

Por ser um produto monocomponente, não precisa de mistura, mas, mesmo assim, é necessário aguardar o tempo entre demãos, incorporar a tela de reforço, executar detalhes e aguardar a cura do material para o assentamento do revestimento. 

Com a evolução das soluções em impermeabilização, uma tendência que surgiu no mercado europeu é o uso das mantas impermeabilizantes de geotêxtil-PE. Essas mantas oferecem fácil aplicação e manuseio, similar à instalação de um papel de parede, além de apresentarem muitas outras vantagens, como: são altamente resistentes ao rasgo, não demandam secagem e nem a aplicação em demãos, não necessitam de arredondamento de cantos e arestas e dispensam a utilização de estruturante.

Todos esses benefícios resultam na combinação entre a segurança dos sistemas tradicionais de uma manta impermeabilizante e a simplicidade e rapidez de aplicação, com uso de argamassa colante.


Essas dicas foram úteis para você?

A MC-Bauchemie está de olho nas tendências em impermeabilização e no mercado de construção civil como um todo, buscando sempre inovar em suas soluções. Por isso, acompanhe as nossas redes sociais, como o Instagram, Facebook e YouTube e não perca as novidades em primeira mão.

 

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123