4 dicas do nosso técnico de impermeabilização para uma aplicação de qualidade

May 29, 2020

Na MC, você tem todo o suporte necessário antes e durante a obra. E isso pode incluir a presença de nosso técnico de impermeabilização, Edson Antônio da Silva Oliveira, no local para ensinar as melhores dicas de aplicações de produtos!

 

Mas para facilitar ainda mais o seu serviço, hoje trouxemos as quatro melhores dicas de nossos técnicos para você. Confira:

 

1 - Nosso técnico de impermeabilização indica: prepare a superfície

A aplicação de um impermeabilizante começa na preparação do substrato. Se ele não tiver o preparo adequado, poderá comprometer todo o sistema. Então é preciso que:

  • O substrato ou a superfície estejam bem limpas, removendo o máximo de pó e sujeiras.
  • Você identifique o impermeabilizante certo para o substrato, já que alguns produtos precisam de uma superfície mais rugosa para que haja aderência.
  • Não se preocupe. Caso não consiga garantir a perfeita preparação do substrato, a dica é usar um primer. Ele é ideal para substratos que estejam com a superfície frágil e com partículas soltas, além de ajudar o impermeabilizante a ter a aderência adequada. Esse tipo de situação ocorre principalmente em obras que tiveram aplicação prévia de massa corrida ou gesso, já que o pó desses materiais é fino e difícil de ser aspirado ou removido.

2 - Umedeça corretamente o substrato

Argamassas poliméricas (MC-Proof  100 e MC-Proof 500) precisam que a superfície esteja úmida para que o produto tenha o desempenho esperado. Já para outros materiais, como as membranas acrílicas (MC-Proof DF 9), as membranas de poliuretano (MC-Proof 2200) ou até mesmo as mantas asfálticas (MC-Manta), não se deve umedecer a base.

 

Algumas dicas para o umedecimento das argamassas poliméricas são:

  • Tome cuidado com os tipos de superfícies, já que as mais porosas vão necessitar de mais água.
  • Preste atenção à temperatura. Dias quentes vão precisar de mais água; dias úmidos e frios, menos água. 

Utilize brochas diferentes para aplicar a argamassa polimérica e para umedecer o substrato. Usar a mesma brocha vai adicionar água ao produto e mudar suas propriedades.

 

3 - Veja a espessura de aplicação do produto

Alguns produtos, como as membranas acrílicas, precisam de uma espessura mínima para que a aplicação seja eficiente. E, nesse caso, cantos e ralos precisam de atenção redobrada. É por isso que nosso técnico de impermeabilização indica que:

  • Na hora de aplicar a membrana acrílica, você deve carregar bem o rolo e esticá-lo por 30cm no máximo. Isso irá ajudar a manter o consumo e espessura certas.
  • Sempre comece pelos cantos e ralos. No caso do MC-Proof DF 9, devido à mudança de coloração, você consegue visualizar as locais onde o produto já foi curado. Assim, pode realizar os detalhes de ralos e cantos, vir com a cobertura completa do impermeabilizante em toda a área e repetir esse processo. Dessa forma os cantos vão estar mais reforçados.
  • Tome cuidado com o excesso de material aplicado. A formação de bolhas, por exemplo, pode impedir que o produto cure adequadamente.

4 - Mistura o material

Para misturar argamassas poliméricas, Edson, nosso técnico de impermeabilização, também destaca pontos importantes, como:

  • No caso de produtos cimentícios, como argamassas poliméricas (MC-Proof 100 e MC-Proof 500), é importante sempre adicionar o pó no recipiente com água e nunca o contrário. Isso evitará a formação de grumos. No caso de produtos com mais de um componente, usar o mesmo princípio: adicionar o componente em pó no componente líquido.
  • Alguns impermeabilizantes tendem a ficar mais difíceis de serem aplicados conforme o processo de cura acontece. Por isso, nossa dica para que a aplicação continue fácil é: após misturar, divida o produto em diferentes baldes. Dessa forma, outras equipes podem aplicar o produto em seu estágio inicial.

Aproveitou as dicas de nosso técnico de impermeabilização?

Se precisar de mais ajuda, saiba que nossa equipe está sempre disponível para esclarecer dúvidas e prestar o auxílio necessário para a sua obra!

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123