MC-Bauchemie

5 problemas encontrados em Indústrias com estruturas de concreto

Mar 26, 2017

É só ouvir a palavra parada que você sente arrepios? Bem, você não é o único. O tempo de parada em plantas que estão em funcionamento é custoso. Muitas vezes, parar as máquinas é um grande desafio, pois há máquinas que produzem grande volume de produtos ou que trabalham em temperaturas que precisam ser mantidas. Ou seja, nesses casos, o ideal é que o tempo de manutenção seja o mais breve possível.

 

Cuidados essenciais

 

A manutenção preventiva é de suma importância para a saúde da estrutura. Tal como um corpo humano doente ou com baixa imunidade, o concreto vai perdendo suas características originais devido à falta de cuidados, o que pode comprometer a segurança dos usuários do local ou gerar paradas custosas às unidades industriais.

 

As indústrias já apresentam esta cultura de manutenção no caso específico de máquinas e equipamentos de grande valor. É sabido que, quando um profissional não avalia as reais causas dos problemas ou as trata com soluções paliativas, as manifestações patológicas (doenças) podem crescer e comprometer definitivamente um cronograma ou uma área produtiva.

 

Prevenir para não remediar

 

Assim como todos nós precisamos de cuidados médicos, os maquinários e principalmente as estruturas industriais precisam recorrentemente de um profissional responsável pelas manutenções preventivas e vistorias periódicas (conforme projeto), bem como de um especialista para diagnosticar e orientar em caso de problemas não previstos (manutenção corretiva, muitas vezes mais caras).

 

5 consequências da falta de manutenção em indústrias

Estruturas de galpões, bacias de contenção e estações de tratamento estão sujeitos a problemas diversos de agressividade química e solicitações mecânicas, sendo um dos ambientes mais perigosos ao qual o concreto estrutural pode estar submetido.

 

Listamos aqui cinco frequentes problemas que as estruturas de concreto podem apresentar e que tornam tão importantes as ações de manutenção em unidades industriais. Confira e, se possível, as evite fazendo uma manutenção prudente e frequente.

 

1 – Fissuras em bases de máquinas ou equipamentos

2 – Desgaste de revestimentos de proteção

3 – Vazamentos e Eflorescências

4 – Corrosão de armaduras

5 – Esborcinamentos ou quebras de bordas

 

As causas de algumas dessas anomalias presentes em plantas industriais podem estar diretamente ligadas ao tipo trânsito ou tipo de produto manipulado no local.  Para que o concreto cumpra devidamente seu papel de estrutura estática e segura, este deve ser bem protegido ao longo do tempo.

 

Por isso, a manutenção civil em indústrias deve ser prevista, personalizada e devidamente registrada. Em cada caso, o profissional especialista precisa estudar o os fatores que pode afetar cada área e, como um médico, as medidas preventivas e meios para garantir que estas sejam cumpridas, visando atender a vida útil prevista dos sistemas estruturais.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123