MC-Bauchemie

7 Maneiras de reduzir tempo de manutenção em indústrias

Apr 06, 2017

É só ouvir a palavra parada que você sente arrepios? Bem, você não é o único. O tempo de parada em plantas que estão em funcionamento é custoso. Muitas vezes, parar as máquinas é um grande desafio, pois há máquinas que produzem grande volume de produtos ou que trabalham em temperaturas que precisam ser mantidas. Ou seja, nesses casos, o ideal é que o tempo de manutenção seja o mais breve possível.

 

Tecnologia e rapidez

 

Atualmente, existem tecnologias e produtos que facilitam as atividades de manutenção civil em pisos e estruturas industriais, agilizando o tempo de espera e reduzindo os custos com pessoal e maquinário ocioso.

 

Vamos conhecer algumas dessas opções? Destacamos sete exemplos que auxiliam técnicos e engenheiros de manutenção em indústrias.

 

1 – Concreto e argamassas de endurecimento rápido:

 

Interessantes para reparos pontuais em pisos com muito tráfego de empilhadeiras ou caminhões.

 

2- Revestimentos de alta resistência à abrasão:
Há revestimentos especiais que curam em até quatro horas. Esses produtos são voltados para intervenções e reparos rápidos, que demandam resistência a abrasão e curto prazo de finalização.

 

3 – Revestimentos resistentes ao ataque químico devido a vazamentos:

 

Os revestimentos que resistem a vazamentos melhoram a estética da indústria e têm maior durabilidade quando especificados em setores como bacias de contenção, por exemplo.

 

4 – Argamassas especiais de baixo módulo para uso em bordas de juntas:

 

A estratégia é excelente para setores de estoque e galpões, onde juntas quebradas atrapalham o trânsito de carros ou empilhadeiras.

 

5 – Uso de revestimentos resistentes ao tráfego pesado, ataque biológico e exposição a água quente:

 

Produtos que garantem durabilidade, estética e otimizam as operações de limpeza e manutenção em indústrias de alimentos.

 

6 – Pinturas e primers aplicáveis a substratos em antigos:

 

Interessante para ganhar rapidez na proteção de tanques e pisos com substratos úmidos ou contaminados. Economia com retrabalhos e demolições.

 

7 – Selantes diferenciados com resistência a ataque biológico e contato com óleos e combustíveis:

 

Hoje em dia, há inclusive versões fluidas para intervenções ainda mais rápidas de selamento em pisos de pátios ou galpões.

 

Como se pode notar, existem diversas soluções para cada indústria. O ideal é sempre consultar um especialista que esteja alinhado com suas prioridades de cronograma, paradas e que possa indicar soluções transparentes e eficientes para cada tipo de problema.

 

O tempo de na intervenção será sempre importante para reduzir custos e colocar os respectivos setores produtivos de volta ao pleno funcionamento, com a devida certeza e tranquilidade.

 


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123