MC-Bauchemie

A importância da manutenção preventiva para evitar colapsos em edifícios

Jan 13, 2020

A importância da manutenção preventiva para evitar colapsos em edifícios

No mercado de construções, atualmente existem processos, técnicas e soluções de alta qualidade e tecnologia. Mesmo assim, as ações de intempéries e do próprio tempo fazem com que as edificações fiquem gastas e envelheçam naturalmente, tornando imprescindível a inspeção e a manutenção preventiva.

Esse tipo de manutenção é necessária para evitar que problemas como por exemplo infiltrações atinjam os acabamentos do edifício e causem formação de mofos e bolores. O apodrecimento de materiais essenciais de acabamento, como a madeira e o gesso, acontecem em geral por meio do contato frequente com a umidade. 


Por que a manutenção preventiva é essencial? 

Além dos problemas que citamos acima, a manutenção preventiva é importante para garantir a segurança de frequentadoresIsso acontece porque em casos mais graves, patologias como a eflorescência e a corrosão da armadura por carbonatação ou por ataque de cloretos afetam a conservação da estrutura e até mesmo sua estabilidade estrutural. Situações assim podem levar o edifício a um colapso total.

Mas mesmo com esses agravantes, no Brasil negligenciamos a necessidade de inspeções periódicas de segurança, seja por esquecimento ou por questões econômicas. 

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE-SP), realizada em 2018, aponta que 60% dos acidentes ocorridos em obras com mais de dez anos estão relacionadas à deficiência ou falta de manutenção.

Por isso, nos últimos anos, notícias de desmoronamentos de prédios e outras estruturas têm chamado a atenção popular.


Como a manutenção preventiva deve ser realizada? 

Na inspeção predial, o principal objetivo é avaliar o estado de conservação do edifício. Durante esse processo, o profissional responsável irá analisar a presença de falhas, anomalias e possíveis riscos de acidentes. 

No laudo desta avaliação, o engenheiro deverá sinalizar possíveis melhorias e a elaboração de um plano de gestão operacional e de manutenção. Dessa forma, os prazos e custos para a realização dessas obras podem ser estimados com maior assertividade.

Para as reformas previstas durante a manutenção preventiva, soluções de qualidade devem ser utilizadas. A MC-Bauchemie, multinacional alemã com anos de experiência no assunto, possui em seu catálogo um pacote de produtos completos. 

Dentre esses materiais, como manutenções na área de impermeabilização estão argamassas poliméricas, membranas acrílicas e de poliuretano, mantas asfálticas e de PVC e sistemas cristalizantes, produtos capazes de atender diferentes áreas de um mesmo edifício com ótimo desempenho.

Ainda, outras tecnologias podem ser necessárias como argamassas estruturais para reparos localizados, selantes específicos para o selamento de juntas, revestimentos resinados para proteção do piso de estacionamentos, entre outros.

O mais importante é que todos as áreas dos nossos edifício que apresentarem desgaste ou qualquer indício de formação de manifestações patológicas, sejam devidamente reparadas e protegidas, para que a durabilidade e a funcionalidade da nossa edificação seja preservada.

Além disso, na MC você encontra suporte técnico integral antes e durante a obra. Para contatar a nossa equipe, entre em contato.


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123