A importância de se manter atualizado no mercado de impermeabilização

May 15, 2020

impermeabilização é uma técnica que possui grande importância no universo da construção. Responsável por oferecer maior durabilidade à estrutura de um edifício, esse serviço evita problemas sérios como a infiltração de água no pós-obra. Para isso, os procedimentos de impermeabilização utilizam uma grande variedade de produtos e materiais próprios. Como estamos tratando de uma área em constante evolução, novas tecnologias surgem com bastante frequência.

 

Ficar para trás não é uma opção. Manter-se atualizado é a chave para o sucesso de todas as empresas e profissionais que atuam nesse setor. Assim, serão capazes de oferecer o que há de melhor e mais novo no mercado.

Para que você entenda melhor, Flávio Camargo, gerente de produtos na MC-Bauchemie, explica a importância de se atentar às novidades que passam a fazer parte do mundo da impermeabilização. Confira:

 

Fale um pouco sobre as atualizações do mercado de impermeabilização

 

A impermeabilização é uma área de tecnologia. Existem muitos produtos e sempre ocorrem lançamentos de novos materiais ou de novas versões de equipamentos antigos. Além disso, é um segmento em que estão ocorrendo muitas atualizações de normas. Algumas delas são advindas do impacto da norma de desempenho, outras estavam antigas, como a norma de projeto e de execução da impermeabilização, e precisavam ser atualizadas.

 

Outro quesito importante são os novos equipamentos para projeção, pintura e aplicação e controle da qualidade da execução. Há uma verdadeira revolução nessa área, em que se visa mecanizar a aplicação e melhorar as condições de inspeção e verificação da qualidade do serviço.

 

Quais problemas ou desvantagens podem surgir ao não se atualizar?

 

Quando um profissional está na área e não se atualiza, ele fatalmente ficará ultrapassadoEle terá habilidade na aplicação de apenas alguns tipos de impermeabilização e vai desconhecer novas técnicas e equipamentos que podem facilitar, acelerar e garantir maior rendimento e qualidade dos serviços. Ele pode até mesmo perder para a concorrência por este motivo.

 

Conhecer as normas técnicas é uma obrigação para o profissional. Como muitas delas estão mudando, as propostas, argumentações e convencimento técnico acabam deixando a desejar, o que pode comprometer sua credibilidade no mercado.

 

Com que frequência surgem produtos ou técnicas novas nessa área?

 

Produtos novos aparecem a cada ano. Às vezes, tecnologias que até já existiam, mas eram inviáveis para o mercado brasileiro e acabam se tornando mais conhecidas ou chegam por meio de projetos com investimento fora do país. Novas versões e sistemas surgem também anualmente. Por isso, é importante acompanhar lançamentos dos fabricantes, fóruns, palestras e webinars que trazem a público as inovações e permitem uma atualização rápida e até mesmo gratuita.

 

Há certa relutância entre as empresas de impermeabilização na hora de se atualizar? Por que isso acontece?

 

Quando temos o setor com muitas obras, em geral falamos que não dá tempo, precisamos faturar e produzir. Quando o setor está retraído, o argumento é que temos de correr atrás de novas obras e clientes, já que temos contas a pagar. A verdade é que existe uma inércia nesse mercado, uma falta de cultura em se atualizar.

 

É como se isso fosse uma perda de tempo. Porém, as empresas e profissionais que valorizam e despendem esforços na atualização estão sempre se reinventando, saindo na frente e oferecendo novos serviços, enquanto aqueles que relutam acabam reféns da situação do mercado.

 

Na MC, quais são os produtos que podem ser considerados novidades para o mercado brasileiro?

 

A MC tem a inovação em suas veias! Possuímos diversos produtos e sistemas inovadores que possuem diferentes aplicações. A linha de mantas de PVC - MC-Plan, por exemplo, tem uma versão para reservatórios de água potável que tem sido uma tendência para impermeabilização destas áreas. Além disso, também possuímos membranas especiais como o MC-Proof DF 9, conhecido por secar super-rápido, mudar de cor quando seco e aceitar assentamento de revestimento diretamente sobre ele, o que permite impermeabilizar um banheiro, por exemplo, em um único dia.

 

Existe diferença na aplicação desses materiais?

 

Existem muitas diferenças entre os sistemas. Enquanto a manta de PVC necessita de equipamentos de solda, fixadores e um treinamento mais detalhado para a execução, a membrana aplicada como pintura também requer conhecimento, principalmente no preparo da superfície, reforços de pontos críticos e detalhes de arremates. Dificilmente o mesmo profissional, sem treinamento, consegue aplicar com excelência os dois sistemas. Por isso é importante treinar, conhecer e estudar para se qualificar em cada tipo de impermeabilização e nas suas camadas de base e de proteção.

 

Quando uma empresa decide atualizar os produtos que utilizam, o que deve ser feito?

 

Primeiro, é importante ter um bom direcionamento. Os mestres e encarregados devem estar sensibilizados da necessidade e precisam saber quais produtos precisam ser atualizados. Nesses casos, a participação em palestras e cursos específicos pode ajudar.É preciso verificar com o fabricante quais cursos devem ser oferecidos para a equipe, assim como treinamentos de campo para a atualização das técnicas de aplicação e manipulação dos produtos.

 

Como a MC auxilia na capacitação e atualização de profissionais?

 

Além do MC-Forum, presencial e online, que funciona muito bem para a direção e encarregados, também contamos com um programa para aplicadores de nosso grupo de relacionamento que se chama MC ExpertiseA cada três ou quatro meses oferecemos um treinamento que possui duração curta, de dois a três dias. O foco é “mão na massa”, ou seja, os exercícios são práticos e voltados para a técnica de nossos principais produtos.

 

É um treinamento fechado, somente para convidados que inscrevem suas equipes para qualificação e atualização. Já treinamos mais de 50 empresas em novos sistemas ou mesmo para reabilitar e atualizar equipes em sistemas já conhecidos. Todos os resultados foram excelentes, tanto em termos de melhoria da qualidade, quanto em abertura de novas áreas de trabalho para nossos parceiros.

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123