MC-Bauchemie

Como a impermeabilização de fachadas evita manifestações patológicas?

Oct 04, 2019

De forma equivocada, é comum que consideremos como fachadas apenas a vista principal da edificação, isso é, aquela que está virada para a rua. Mas na verdade elas representam todas as faces externas do edifício. 

 

Dessa forma, a impermeabilização de fachadas possui um papel de grande magnitude para impedir que manifestações patológicas prejudiciais à estrutura da construção venham a acontecer.  

 

Por que a impermeabilização correta de fachadas deve ser feita?

 

A questão estrutural tem um fator de elevada importância nesse quesito. Quando a impermeabilização de fachadas não é feita, ou é realizada de maneira incorreta, é comum que surjam problemas como desplacamento e manchas de infiltração

 

O desplacamento consiste na perda de aderência de algum elemento que compõe o sistema de revestimento. As manchas de infiltração, por outro lado, são resultado de fachadas muito absorventes, mal protegidas ou mesmo de elementos construtivos não vedados que contribuem com o acúmulo de água, gerando com o tempo marcas de bolor ou fungos. 

 

No geral, o que as duas manifestações têm em comum é o modo com que foram desenvolvidas. A falta ou o mal planejamento, problemas na execução ou até mesmo a má qualidade dos produtos utilizados colaboram para o aparecimento delas. 

 

E apesar desses problemas se originarem nas fachadas, a tendência é que, com o tempo, eles atinjam as áreas internas que estejam no perímetro da edificação. Assim, manchas de umidade podem aparecer nas paredes e nos forros e infiltrações perto das janelas também se tornam visíveis. 


Da mesma forma, os altos custos de manutenção para a resolução desses problemas e o desgaste com o cliente final, fazem com que a impermeabilização bem feita e planejada, preferivelmente baseadas em um projeto trabalhado com antecedência, seja a melhor opção.

Qual é o melhor meio para se atingir bons resultados com a impermeabilização de fachadas?

 

A impermeabilização é um método aplicado em diversas áreas. Por isso, é importante que as particularidades de cada uma delas sejam respeitadas.

 

Nas fachadas, isso não é diferente. Como se tratam de áreas verticais e de difícil acesso, há a necessidade de balancins e andaimes para atingir os locais programados - por isso sistemas mais simples de aplicação são as melhores escolhas.

 

Nesses casos, são utilizados majoritariamente os impermeabilizantes líquidos (as membranas de impermeabilização), que podem ser aplicados como pintura. 

 

Quais são os produtos mais indicados para realizar a impermeabilização de fachadas? 

 

As fachadas possuem características diferentes entre si. Dessa forma, os produtos utilizados em cada uma delas também devem apresentar características específicas para um bom desempenho. 

 

A MC-Bauchemie, multinacional alemã com mais de 55 anos de experiência na área, desenvolve materiais completos para assegurar que os edifícios tenham a proteção necessária. 

 

Para as fachadas que irão receber o assentamento direto de argamassas colantes, a melhor escolha disponível é o MC-Proof 500. Trata-se de uma membrana acrílica com cimento, que oferece resistência a altas pressões hidrostáticas positivas, rápida aplicação e boa compatibilidade e aderência com argamassas colantes ACII e ACIII. Também não necessita de cura úmida após sua aplicação

 

Já as fachadas que recebem acabamento em texturas,ou pinturas ou nas quais o impermeabilizante fica   exposto, requerem materiais como as membranas acrílicas. O MC-Proof DF 8, oferece alta flexibilidade, resistência aos raios UV e proteção contra a carbonatação.Também não forma bolhas e é comercializado pronto para uso, facilitando sua aplicação mesmo em balacins e locais de difícil acesso.  


A MC fornece igualmente todo o suporte técnico necessário para que a sua construtora encontre a melhor solução para as questões levantadas. Para nos consultar, entre em contato!


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123