MC-Bauchemie

Como garantir a melhor impermeabilização das áreas internas?

Jul 12, 2019

Como garantir a melhor impermeabilização das áreas internas?

O papel das construtoras é entregar um projeto que garanta todo conforto e segurança necessários aos moradores, o que torna a impermeabilização um dos processos mais importantes de toda a construção. E não é para menos, já que subsolos, piscinas, fachadas e coberturas estão frequentemente vulneráveis à água, seja pela pressão hidrostática, pressão do lençol freático ou ação das chuvas.

 

Mas as áreas internas também precisam de atenção e de um sistema de impermeabilização eficiente, já que são tão vulneráveis quanto as outras e são responsáveis por abrigarem os condôminos na maior parte do tempo. Os banheiros e sacadas, por exemplo, estão sempre em contato com água e são as áreas que precisam de maior cuidado nesse processo.

 

Nesses locais devemos ter atenção especial com pontos frágeis como os ralos e o encontro do contrapiso com as placas de drywall. Devido às características desse sistema, a movimentação acaba sendo alta e é necessário utilizar materiais de reforço e impermeabilizantes flexíveis para evitar infiltrações.

 

Escolher uma solução adequada para as áreas internas garante boa aderência ao substrato, compatibilidade entre todas as camadas do sistema de revestimento, maior durabilidade da proteção, além de evitar gastos com pós-obra.

 

Problemas como desplacamento de alguma camada do sistema de revestimento, cura inadequada do impermeabilizante, desgaste acelerado das membranas, decomposição precoce, fissuramento e ruptura pontual do impermeabilizante são comuns por aplicações inadequadas ou escolhas de produtos incorretos.
É por isso que a escolha correta do sistema de impermeabilização influencia diretamente na eficiência do projeto, além de ser capaz de aumentar significativamente a produtividade e encurtar muito o cronograma da obra. Para muitas construtoras, a fácil execução e tempo de cura acelerada são fatores decisivos na escolha dos produtos, por liberar com mais rapidez os próximos serviços (como revestimento e acabamento) e reduzir gastos com mão de obra. O mesmo vale para reparos em edifícios antigos, quando é possível ter maior agilidade na liberação dos espaços para uso.

A melhor solução para impermeabilização de áreas internas

 

O produto ideal precisa ser minimamente flexível para que consiga acompanhar as movimentações de todos os cantos, ralos e interferências da área impermeabilizada. Outro ponto é a necessidade de ter boa aderência na base e compatibilidade com argamassas colantes, para que o sistema completo não corra risco de desplacamentos.

 

Por fim, ser de prática e fácil aplicação. Devido ao grande volume de banheiros e sacadas em uma edificação, o aplicador precisa de produtos com aplicação rápida para ganhar maior produtividade e não afetar o cronograma da obra.

 

Vale ressaltar que não existe uma solução melhor que a outra, porém a mais apropriada para determinada situação. Por isso, no processo de escolha, é preciso se atentar a fatores como o tipo de influência da água na área a ser impermeabilizada (se há pressão da água ou não e qual pressão exercida sobre o sistema de impermeabilização), exposição da proteção ao sol ou tráfego de pessoas, movimentação da estrutura no local, durabilidade e vida útil desejada, além de condições de aplicação do produto.

 

 

Com mais de 55 anos de experiência, a MC-Bauchemie desenvolve soluções completas para garantir a proteção dos edifícios. Para áreas internas, a opção mais indicada é o MC-Proof DF 9, uma membrana de polímero acrílico de alta elasticidade.

 

Os diferenciais são o rápido tempo de cura, mudança de cor após a cura (o que facilita a percepção de quando é hora de aplicar a próxima demão), baixo consumo e espessura comparado a sistemas cimentícios, fácil e rápida aplicação (garantindo ganho de cronograma da obra) e resistência contra alcalinidade, o que permite assentamento direto de argamassa colante sobre ele.
A MC também oferece todo o suporte técnico para que a sua construtora encontre a melhor solução. Entre contato conosco.


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123