Como evitar o desgaste precoce de estruturas expostas à maresia?

Jul 07, 2025

A ação agressiva da maresia é uma das principais causas de deterioração prematura em estruturas de concreto e metálicas, especialmente em regiões litorâneas. A maresia — névoa carregada de sais minerais, principalmente cloreto de sódio — penetra nas superfícies através da porosidade ou fissuras, acelera a corrosão das armaduras, compromete a integridade do concreto e reduz significativamente a vida útil das construções.

 

Por esse motivo, é necessário ficar atento às estruturas e tomar algumas medidas que podem minimizar os problemas causados pela maresia. Neste conteúdo traremos a resposta de como evitar o desgaste precoce, além de soluções e tecnologias desenvolvidas pela MC-Bauchemie que ajudam a evitar esse tipo de problema.


Quais são os efeitos da maresia nas estruturas?


Antes de explicar os efeitos, vamos entender o que seria a “maresia”. Ela vem daquela névoa branca do mar, essa mesma névoa é formada por diversas gotículas de água que vão ao ar a cada onda. Como o mar, essas gotículas não são apenas água, mas sim água rica em sais. Esses sais são a causa da corrosão das estruturas, sendo uma situação extremamente comum em regiões litorâneas.

Os efeitos mudam, a depender do material, da distância que estão do mar e a velocidade do desgaste também pode variar de acordo com o tipo de material. 

Por exemplo, em estruturas metálicas, a ação corrosiva da maresia acelera o processo de ferrugem, comprometendo a integridade e durabilidade das peças. Já em construções de concreto armado, a maresia penetra no material, causando a corrosão das armaduras internas e levando ao aparecimento de fissuras e desplacamentos.


Como evitar o desgaste precoce causado pela maresia?



Existem vários métodos para evitar a ação da maresia nas estruturas, no caso das metálicas, é possível utilizar pinturas de alto desempenho que as protegem da névoa salina, desde que a manutenção seja feita regularmente, ou até mesmo revestimentos para estruturas metálicas. Além disso, o ideal é utilizar aço inoxidável ou galvanizado, que oferecem maior resistência à corrosão.

 

Já para as de concreto, pode-se utilizar inibidores de corrosão incorporados na massa de concreto por meio de aditivos, que oferecem maior vida útil com um excelente custo-benefício. É necessário fazer o uso de revestimentos impermeabilizantes protetores, como resinas à base de Epóxi, Poliuretano ou Acrílicos, que criam barreiras especialmente em áreas expostas à maresia.

 

Mas de maneira geral, para evitar a corrosão é essencial adotar algumas boas práticas desde a fase de projeto. Garantir uma drenagem eficiente evita o acúmulo de água salgada, enquanto a limpeza regular remove os sais que se depositam na superfície das estruturas.

 

A manutenção preventiva e o monitoramento constante, com técnicas e ensaios adequados, ajudam a identificar problemas precocemente. Em ambientes altamente agressivos, a proteção catódica pode ser uma alternativa eficaz. Sempre que possível, deve-se avaliar cuidadosamente a localização da obra e contar com o acompanhamento de especialistas para definir as melhores estratégias de prevenção e proteção.


Soluções da MC mais indicadas para a proteção das estruturas

Como já dissemos, os ambientes litorâneos impõem desafios severos às estruturas, devido à constante exposição à umidade, névoa salina e agentes agressivos que aceleram os processos de corrosão. Por isso, desde a concepção do projeto, é fundamental adotar critérios técnicos rigorosos, como o uso de concretos com baixa permeabilidade, cobrimento adequado das armaduras e materiais especialmente desenvolvidos para resistir à ação corrosiva da maresia.

Na MC-Bauchemie, desenvolvemos soluções químicas de alta performance que atuam desde a proteção interna do concreto até a criação de barreiras externas contra os agentes agressivos do ambiente marinho. Uma dessas soluções é o Xypex Admix C-500 NF, uma aditivo cristalizante que, incorporada ao concreto e em contato com a água, reduz significativamente a porosidade proporcionando uma maior vida útil para a estrutura. Assim, esta tecnologia também impede a penetração de água e sais agressivos, protegendo o concreto e suas armaduras de dentro para fora.

 

Para proteção superficial, a MC oferece o Emcephob WM, um hidrofugante à base de água para proteção de superfícies minerais que impede a absorção de umidade sem alterar a aparência do concreto. Essa tecnologia cria uma barreira invisível, evitando o ingresso e o acúmulo de cloretos e prolongando a durabilidade da estrutura em ambientes sujeitos à maresia.

 

Além disso, os sistemas de revestimento e vernizes protetores da linha MC-Color atuam como escudos físicos altamente eficazes. O MC-Color Proof Pure, por exemplo, é um verniz acrílico para proteção de superfícies minerais com excelente resistência e consegue diminuir a absorção de água no concreto. Já o MC-Color Proof Vision, MC-Color Flair Vision e o  MC-Dur 2496 CTP à base de poliuretano, oferecem proteção reforçada contra umidade, sais e agentes químicos, resistência às intempéries e aos raios UV, além de excelente aderência e durabilidade, ideais para estruturas expostas à maresia.



Essas soluções podem ser aplicadas tanto em obras novas quanto em projetos de recuperação, sempre com o suporte técnico especializado da MC-Bauchemie, garantindo desempenho, longevidade e segurança estrutural.

 

Com as tecnologias certas e um plano de manutenção adequado, é possível proteger as estruturas contra a maresia e garantir sua funcionalidade e integridade por muitos anos. A MC-Bauchemie está ao seu lado, oferecendo inovação, qualidade e soluções completas para enfrentar os desafios da construção civil.




abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123