Desperdício na construção civil: como evitar esse problema?

May 12, 2020

O desperdício na construção civil é responsável por retrabalhos e perdas de materiais. Em média, são gastos 8% a mais de material do que o necessário para a realização de uma obra e a principal causa é a falta de planejamento e capacitação técnica dos profissionais. 

 

Por isso, consideramos que o desperdício de materiais em obras é um dos principais problemas. Hoje, explicaremos porque essas situações acontecem e qual é o melhor caminho para evitá-las. Boa leitura!

 

Por que é importante evitar o desperdício na construção civil?

 

Desperdiçar materiais em obras afeta o andamento do projeto de diferentes formas. Os custos, por exemplo, podem ser maiores do que o previsto, já que produtos além do necessário serão utilizados. 

 

O descarte e gerenciamento de obras também podem implicar em valores mais altos, assim como o pagamento de mais horas de mão de obra. Os constantes atrasos de cronograma também são causados pelo desperdício e acontecem quando há a necessidade de refazer uma etapa da obra ou esperar a reposição de material. 


A falta de materiais, inclusive, muitas vezes só é notada quando o estoque já foi finalizado ou está muito perto disso, o que gera horas ociosas para a equipe de trabalho.

Por que é importante evitar o desperdício na construção civil?

Na impermeabilização, como o desperdício de materiais acontece?

 

Quando falamos da impermeabilização especificamente, um dos problemas mais comuns relacionados ao desperdício são as quebras de rodapés em paredes. Elas fazem o arremate da impermeabilização, mas poderiam ser evitadas se o planejamento tivesse considerado o nivelamento da alvenaria. 

 

Além disso, muitas vezes os produtos vencem na obra por compra em excesso. Isso acontece porque o levantamento correto das áreas e consumo não foi feito. O armazenamento incorreto também gera desperdícios, já que embalagens abertas fazem com que o material perca a validade. 

 

Como a MC ajuda a evitar o desperdício na construção civil?

 

Para a MC, o mais importante é o planejamento. Com um planejamento bem estruturado, é possível otimizar as etapas, estudar antecipadamente o quantitativo de material, testar em campo, conferir o consumo durante a aplicação e, desse modo, conseguir fazer certo na primeira tentativaTambém procuramos auxiliar com informações sobre consumo, indicações de procedimentos de aplicação e execução.

 

Nossos treinamentos técnicos e práticos  são ainda opções para auxiliar na capacitação da equipe de planejamento e execução. Caso precise de apoio, nosso suporte técnico está disponível para esclarecer dúvidas. Entre em contato conosco!

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123