MC-Bauchemie

Entenda como o DF 9 reduziu o cronograma de uma obra

Dec 01, 2017

Por Lucas Lisbôa, Gerente de Produto da MC-Bauchemie

 

A MC-Bauchemie tem como um de seus objetivos desenvolver produtos que tragam uma otimização à obra e um ganho de vida útil de cada projeto, com soluções inovadoras e tecnológicas. Neste estudo de caso vamos analisar as soluções da MC para a readequação de um edifício comercial em São Paulo, transformando-o em uma clínica de reabilitação.

 

Foram realizados: Serviços de regularização dos pisos; Impermeabilização dos banheiros com MC-Proof DF9; Assentamento e rejuntamento de cerâmicas e pastilhas sobre a impermeabilização.

 

O antigo prédio, localizado no bairro Chácara Santo Antônio, em São Paulo, dava local a um edifício comercial. Com o intuito de transformar o edifício em uma Clínica de Reabilitação, Retaguarda e Cuidados Paliativos, a empresa INFORMOV elaborou um projeto de readequação do espaço, inserindo divisórias em drywall e criando novos ambientes internos. Todos os quartos e banheiros novos deveriam receber um piso de regularização, assim como impermeabilização e revestimento nas áreas molhadas e piso vinílico nas áreas não molhadas.

 

E quais eram os desafios?

 

O principal desafio da obra era agilidade na entrega da reforma assim como soluções duradouras. Em função das etapas da reforma, viu-se uma oportunidade em ganho de cronograma na etapa de impermeabilização e assentamento dos sistemas de piso nos banheiros. Utilizando a membrana acrílica da MC, o MC-Proof DF9, foi possível satisfazer esta necessidade do cliente.

 

- Impermeabilizar espaços da edificação de forma rápida e responsável;

- Economizar tempo e produtos;

- Ter um resultado duradouro.

 

Por que impermeabilizar?

 

- A impermeabilização conserva, protege e segura o ambiente;

- Ela está ligada à vida útil de um projeto. Sem impermeabilização correta, o espaço pode ser prejudicado de forma irreversível;

- Locais com infiltrações podem render custos abusivos de manutenção aos proprietários;

- É impossível construir e cuidar sem pensar em soluções confiáveis e responsáveis em impermeabilização. 

 

Solução MC-Bauchemie  

 

Após a instalação das guias, montantes e placas de drywall para as compartimentações internas, foi feita a regularização dos pisos do edifício. Nesta etapa, todos os caimentos das áreas molhadas já foram executados, deixando o piso preparado para receber o sistema de impermeabilização.

 

Com o piso curado, o MC-Proof DF9 entrou em ação. Adotado como sistema de impermeabilização para todos os banheiros da clínica, este produto revolucionário possibilitou a execução do sistema de impermeabilização com muita rapidez – aplicação de duas demãos com intervalo de 2 horas entre elas. Além disso, um ponto importante foi a simplicidade (produto monocomponente e aplicado com rolo) e que ainda possibilitou um menor período de espera antes de assentamento das placas cerâmicas e pastilhas (assentamento direto após 8 horas da segunda demão).

 

Com todas estas questões ficou evidente a economia de cronograma que se teve na obra. Nos cantos, onde havia encontro de contrapiso com drywall, foi utilizada a Fita Flex, uma fita de polietileno da MC-Bauchemie específica para trechos com elevada movimentação, caracterizados principalmente por regiões com interface de produtos de naturezas muito distintas. A recomendação é que nos rodapés a impermeabilização se prolongue na face vertical das paredes por pelo menos 30,0cm (o ideal é até 1,50m de altura).

 

O que muda com a escolha do MC-Proof DF9?

 

- Fácil aplicação e baixo desperdício (pronto para uso);

- A membrana a base de copolímeros tem curto intervalo entre demãos (2 horas) e rápida secagem final (8 horas);

- Alta flexibilidade (dispensa tela, com exceção do encontro contrapiso/drywall

- Pode receber assentamento direto, dispensando proteção mecânica;

- Alta aderência à argamassa colante;

- Consumo 3x menor que argamassa polimérica; 

 

Resultados

 

- Impermeabilização mais segura;

- Alta expectativa de vida do projeto (depende também de um sistema duradouro com um todo)

- Menos erros de aplicação;

- Ganho de cronograma;

- Custos reduzidos! Menos produto, menos tempo, menos dinheiro!

 

Conclusão

Com a adoção do MC-Proof DF9 como sistema de impermeabilização da Clínica de Reabilitação, foi possível reduzir o tempo total de execução do sistema de pisos dos banheiros, com uma aplicação mais fácil e com menos desperdício para a mão de obra além de garantir ao sistema uma menor espessura com produtos de alta qualidade.

 

O mercado da construção civil vem se desenvolvendo cada vez mais e atualmente é possível encontrar produtos que agregam diversos benefícios às obras. O ponto fundamental deste casamento entre tecnologia e aplicação são os benefícios que os produtos podem trazer tanto à mão de obra quanto ao sistema. Mesmo que de vez em quando seja necessário um maior investimento inicial.

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123