Dicas para rápida liberação em reformas industriais

Mar 12, 2024

A maioria das indústrias não param: pode ser fim de semana ou feriado, elas funcionam em vários turnos, pois parar representa uma perda significativa em seu faturamento. Por esse motivo, quando é necessário realizar reformas industriais, a rapidez e a qualidade são indispensáveis nessas obras.

Pensando nisso, resolvemos trazer neste conteúdo algumas dicas para ganhar agilidade durante as reformas industriais.

 

Como as reformas afetam a produtividade das indústrias?

Geralmente, as indústrias se programam para ter as conhecidas paradas gerais de fábrica, que é quando são realizadas as principais manutenções e melhorias estruturais paralelamente às atuações nos principais setores de produção.

Muitas dessas indústrias só podem dispor de pouco tempo de parada e usam essa preciosa pausa para realizar as reformas industriais, desde reparar problemas no piso até na estrutura, sendo problemas que podem afetar diretamente na funcionalidade da produção.

Quando falamos de manutenções mais simples, o tempo é a principal premissa para a viabilidade ou não desses reparos. Por não serem consideradas manutenções urgentes, acabam sendo postergadas quando poderiam ser executadas com produtos provenientes de tecnologias para liberação rápida ou diminuição das etapas com produtos 2:1 ou 3:1.

Essas reformas industriais, a depender do grau do problema, podem afetar o bom funcionamento dos equipamentos, causando paradas na produção. Os contratempos geram não somente um custo maior da manutenção, mas também uma perda direta na produtividade.

Quais são as reformas industriais mais comuns?

Os principais problemas em estruturas industriais, e que podem ocasionar em reformas industriais, estão relacionados ao concreto, sejam nos pisos ou estruturas, podendo sofrer corrosão, impactos e depreciação por tempo. Nesse sentido, esses problemas impedem a utilização de empilhadeiras e outros equipamentos, o que compromete a operação e a segurança da planta industrial.

Em reservatórios, problemas de vazamento podem afetar a estrutura e o suprimento de água para a produção, prejudicando a qualidade ou inviabilizando a operação.

Mas fique tranquilo, de problemas simples até as situações mais complexas, é possível fazer as reformas industriais de maneira rápida sem abdicar da qualidade e durabilidade.

E isso só é possível se as soluções forem bem definidas, escolhendo os produtos adequados para cada situação. E, claro, considerando tecnologias modernas existentes nos produtos e soluções da MC-Bauchemie.

Em nosso catálogo, contamos com diversas soluções capazes de agilizar a liberação da área industrial, afetando o mínimo possível na produção.

Soluções para rápida liberação durante reformas industriais

Quando o problema está na impermeabilização, sugerimos o sistema MC-Plan, que é uma linha de mantas de PVC. Esse é um sistema que permite a aplicação sem a remoção da impermeabilização anterior e liberação imediata após a aplicação, sem necessidade de cura para o sistema. O MC-Plan 112 PW é indicado para reservatórios, e o MC-Plan 112 P UV para coberturas.

Para reparos pontuais no piso de concreto, pode-se utilizar o Emcekrete 50 Fast, que é um microconcreto fluido, ou o Nafufill Fast, um microconcreto com consistência plástica. Ambos possuem uma resistência à compressão maior que 20 MPa em até duas horas, permitindo a liberação de tráfego de empilhadeiras ou outros veículos.

Para reparos em elementos estruturais como vigas, pilares e lajes, utiliza-se o Nafufill CR, produto 3:1 que viabiliza com maior produtividade em reformas industriais, pois dispensa a aplicação da ponte de aderência e a pintura anticorrosiva para as armaduras, além de contar com liberação em até 24 horas. Nas proteções adicionais para esses elementos pode-se utilizar o MC-Color Proof Vision ou MC-DUR 2496 CTP, pinturas de poliuretano de alto desempenho contra o ingresso de intempéries.

Caso a necessidade seja a revitalização de um piso de concreto, revestimento epóxi ou poliuretano antigo, temos a solução do MC-DUR TopSpeed. É um poliuretano com a tecnologia exclusiva MC: Kinect Boost®. O material é insensível à umidade e de rápida liberação, podendo ser liberado para tráfego em até duas horas.

Já para áreas de maior desgaste mecânico, químico e térmico, temos a linha MC-DUR PowerCoat 2500 que é revestida à base de uretano. Esse revestimento se comporta muito bem em áreas com impactos de ferramentas e equipamentos e de variações térmicas. Você pode encontrá-lo nas versões argamassado, autonivelante e para rodapés e áreas verticais. Além de ser um revestimento com diversos benefícios, possui uma rápida reação, permitindo a liberação da área em até 12 horas após aplicação.

A MC-Bauchemie é especialista em reformas industriais

A MC-Bauchemie dispõe de uma equipe técnica pronta para dar suporte desde o início do projeto e escolha da melhor solução, até o treinamento das equipes de aplicação. Além disso, somamos mais de 60 anos de experiência em projetos por todo o Brasil, reformas industriais e muitos outros serviços e segmentos.

Acompanhe as novidades do mundo da construção em nossas redes sociais e fique atento aos nossos materiais exclusivos no Hub de Conteúdos e conte sempre conosco!


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123