MC-Bauchemie

Durabilidade e Redução de Custos da Ind. Alimentícia

Jun 27, 2016

Por Gleyson Marzolla, Gerente de Produto da MC-Bauchemie

 

Sempre que pensamos na dinâmica das fábricas de alimentos, nos vem àquela imagem quase fordista de linha de produção. E é assim mesmo: homens e máquinas unidos para que o desperdício de recursos e de tempo sejam os menores possíveis e a qualidade sempre superior à dos concorrentes. Um rigor necessário tanto aqui quanto no exterior em tempos de competitividade acirrada.

 

Assim como a linha de produção não pode parar, a indústria química para construção se atualiza constantemente para atender expectativas de desenvolvimento dos melhores e mais eficientes produtos para cada ambiente específico.

Gleyson Marzola, gerente de produto da MC

“As empresas que desenvolvem soluções para a indústria alimentícia precisam, igualmente, não apenas construir ou aplicar produtos, mas preocupar-se com o consumidor.”

Gleyson Marzola, Gerente de Produto da MC

A necessidade

 

No caso da indústria alimentícia, os materiais utilizados não podem contaminar os alimentos armazenados. Devem ser pensados de forma que reduzam riscos de proliferação de micro-organismos. O piso precisa ser altamente resistente, com uma camada que se mantenha permanentemente protegida, mesmo submetida às altas temperaturas e à presença de substâncias orgânicas.

 

Além disso, o chão das fábricas deve ser munido de um sistema que previna quedas em áreas molhadas ao mesmo tempo em que proporcione uma redução dos custos de limpeza e manutenção. Importante que, após a aplicação do acabamento, a liberação do espaço aconteça rapidamente, para que as equipes voltem a trabalhar normalmente, sem prejudicar a linha de produção e os prazos de entrega.

 

Dessa forma, a MC-Bauchemie, após anos de pesquisa, desenvolveu um sistema extremamente seguro e altamente eficaz, baseado em tecnologia de ponta para atender aos mais exigentes padrões nacionais e internacionais de produtos para indústria alimentícia.

 

A solução

 

Sabemos que os consumidores esperam, de forma legítima, que os alimentos que consomem sejam seguros. Quando os requisitos de segurança alimentar não são obedecidos, doenças podem ser transmitidas por meio dos alimentos, como intoxicações e infecções alimentares.

Portanto, a segurança alimentar está intrinsecamente ligada aos perigos físicos, químicos e/ou microbiológicos que podem ocorrer em qualquer uma das etapas da cadeia alimentar, desde o campo até o prato. As empresas do setor alimentar têm um importante papel a desempenhar no controle destes perigos.

 

As empresas que desenvolvem soluções para a indústria alimentícia precisam, igualmente, não apenas construir ou aplicar produtos, mas preocupar-se com o consumidor. E foi por isso, que a MC lançou o produto DUR 2500, também conhecido como revestimento de alto desempenho (RAD).

 

Desafios superados

 

Como citado acima, a maior dificuldade para a aplicação de um produto neste segmento é o tempo. Na maioria dos casos, os serviços são realizados nos intervalos de turnos de produção. Por isso, criamos um sistema que atendesse a este requisito.

 

A aplicação do revestimento de piso é cronometrada, pois qualquer atraso no serviço impacta diretamente na liberação da área e, consequentemente, na produção da unidade. Neste sentido, optar por produtos com a qualidade MC-DUR 2500 aumenta o intervalo de manutenção e diminui o risco de problemas na execução do revestimento.

 

Utilização Brasil afora

 

Foi o que fizeram diversas companhias do segmento de alimentos e bebidas no Brasil, como o Grupo Brasil Foods, Cooperativa Agrária, Cooperativa Santa Clara, Frimesa, Lactojar, Ajinomoto, Ambev, entre outras, que adquiriram a solução da MC.

 

Adotando nossa solução à base de poliuretano modificado, monolítico e com grandes resistências mecânica e química, bem como a elevadas temperaturas promovidas principalmente pelo processo de higienização, estas companhias adquiriram o melhor custo benefício do mercado.

 

Sua superfície permite acabamento liso ou com textura antiderrapante, diminuindo a ocorrência de acidentes de trabalho, sem comprometer a higienização. Outra vantagem é a necessidade de apenas uma aplicação. Uma camada única e totalmente pigmentada também irá dispensar pinturas de acabamento, diminuindo os tempos de instalação e os custos de manutenção.

 

O MC-DUR 2500 não possui solventes em sua composição (assim como toda linha de pisos da MC), possibilitando que a aplicação seja realizada mesmo durante o processo de produção.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123