MC-Bauchemie

Entenda por que a manutenção de caixas d’água é essencial

Nov 14, 2019

A qualidade da água consumida pode estar diretamente ligada à manutenção de caixas d’água e reservatórios. Quando não há um cuidado maior com a preservação desses ambientes, é possível que microrganismos contaminem o líquido  armazenado, causando doenças para quem ingeri-lo.

 

Por isso, de acordo com o decreto estadual 12.342, é obrigatório realizar a higienização de caixas d’água e reservatórios pelo menos duas vezes ao ano. A limpeza deve ser feita com produtos registrados pelo Ministério da Saúde e que sigam as normas dos órgãos distribuidores de água, para evitar contaminação e impedir o comprometimento do revestimento de impermeabilização. 

 

Além disso, durante o processo, deve ser analisada a necessidade de uma manutenção nas instalações dos reservatórios de água assim como na estrutura e na impermeabilização já existente. 

 

Os problemas causados pela falta de manutenção de caixas d’água

Se a manutenção não for feita corretamente e periodicamente, é provável que ao longo do tempo problemas no revestimento de impermeabilização passem despercebidos. Assim, infiltrações podem começar a comprometer a estanqueidade da estrutura e, posteriormente, até mesmo iniciar o processo de corrosão da armadura. 

 

A corrosão, então, pode atingir os elementos  estruturais dos reservatórios e caixas d’água. Em casos mais críticos, é comum que haja a necessidade de recuperação estrutural e reimpermeabilização.

 

Além de fazer esta checagem no sistema de impermeabilização é muito importante que as tubulações do reservatório sejam avaliadas para constatar se não há oxidação nas mesmas. A área gasosa do reservatório, formada pelo fundo da tampa e o topo das paredes, é outra região que merece atenção. Os gases formados são altamente agressivos às armaduras do concreto e se não houver uma proteção adequada em pouco tempo poderão ser identificados problemas sérios estruturais nesta local

Como a manutenção da impermeabilização deve ser feita? 

O primeiro passo é realizar uma vistoria em todo reservatório ou caixa d’água para constatar a existência de manifestações patológicas mais graves que possam necessitar de um reparo estrutural localizado. Quanto à impermeabilização, caso o sistema  ainda esteja em bom estado, reforços com demãos extras de membranas de polímero com cimento podem ser suficientes para mantê-la conservada (no caso de impermeabilização com membranas cimentícias).

Entretanto, se o nível de degradação for muito elevado ou se o sistema de impermeabilização estiver soltando da superfície, o recomendado é que a impermeabilização seja refeita. Neste caso a impermeabilização pode ser removida por completa para realização de um novo sistema aderido ou, para situações onde o prazo de reparo é mais curto, uma excelente alternativa são as mantas de PVC.

Quais são as soluções da MC para esse tipo de manutenção? 

A manutenção de reservatórios de água, assim como de caixas d’água, precisa de materiais específicos. Por isso, a MC-Bauchemie trabalha com um catálogo recheado de soluções de qualidade para cada tipo de situação. O MC-Proof 500, por exemplo, é uma argamassa polimérica flexível que atende todos os requisitos para reservatório de água e pode ser utilizado com novas demão sobre ele mesmo. Oferece resistência a altas pressões hidrostáticas positivas, além de fácil e rápida aplicação, tem bom alongamento e, por isso, exerce ótimo desempenho em caixas d’água. Outra alternativa é o MC-Proof 2200 uma membrana de poliuretano de secagem rápida, de fácil aplicação (com rolo de pintura) e de alta durabilidade. Este material é aderido e por isso necessita de uma base regular, firme e seca para sua aplicação

Ainda, para o segundo caso, em que a deterioração é mais grave e é necessário uma substituição completa do sistema atual, oferecemos a  MC-Plan 112 PW, uma manta de PVC específica para ficar em contato com água potável e que, por ser flutuante (não é aderida no substrato), evita a remoção do sistema existente degradado.  O uso do MC-Plan 112 PW oferece uma série de vantagens. Por exemplo, ele não é aderido à estrutura e, portanto, não sofre com movimentações, trincas e deslocamentos. Além disso, esse material já vem pré moldado - é necessário apenas fazer as soldas entre as mantas e preencher o reservatório com água; não é preciso aplicar em demãos, esperar secar e curar. 

Outro benefício é a manutenibilidade do produto, que resiste a limpeza com cloro, não altera a potabilidade da água e não prolifera microorganismos. Inclusive, também pode ser lavado com vapor quente para a total remoção de agentes patológicos. 


Se você tem interesse em realizar uma manutenção de caixas d’água com materiais de qualidade, entre em contato com os nossos técnicos e obtenha as melhores soluções MC.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123