MC-Bauchemie

Saiba como resolver os principais problemas de impermeabilização do pós-obra

Sep 11, 2019

Invista na impermeabilização do seu projeto e evite problemas pós-obra

Todo projeto bem desenvolvido é resultado de um planejamento completo e impecável. Mas, apesar dos esforços da construtora, nem sempre é possível escapar de problemas no pós-obra. E não é à toa que sempre reforçamos que impermeabilização é coisa séria. Investir em produtos corretos e na adequada aplicação deles é essencial para evitar problemas no pós-obra e economizar tempo e dinheiroA solução é desenvolver um bom projeto de impermeabilização, selecionar áreas que estão sujeitas a infiltração e analisar o tipo de atuação da água, para definir a escolha correta do produto e detalhar sua aplicação. 
Os principais problemas pós obra ligados às infiltrações são:

  • Manchamentos
  • Destacamento ou bolhas na pintura
  • Descolamento de cerâmicas
  • Corrosão de armaduras na estrutura de concreto

Falhas na impermeabilização podem acarretar na perda ou dano de outros sistemas como:

  • Pintura 
  • Revestimento
  • Vedação
  • Estruturas 
  • Mobiliário

Descubra como resolver problemas de infiltração no pós-obra

Tratar infiltrações, em geral, requer uma investigação das principais causas e análise completa do tipo, local, histórico e outras informações sobre os seus problemas no pós-obra. Mas, de um modo geral, irão envolver a quebra de revestimentos, remoção de grande parte da impermeabilização existente e reaplicação de uma nova solução. Algumas situações podem ser tratadas com sistemas de injeção flexíveis, mas antes é necessário um diagnóstico correto, utilizar produtos de alta performance e, por fim, contratar uma equipe especializada nas técnicas de injeção e bloqueio de infiltrações.

 

A utilização de produtos de qualidade também é indispensável para solucionar um problema de impermeabilização. É importante que o produto mantenha o desempenho quanto a estanqueidade durante toda a vida útil de projeto. Lembre-se: os custos com um tratamento de impermeabilização podem superar em cinco vezes o gasto inicial da execução do sistema. Por outro lado, o custo de reparo vai envolver a retirada e quebra de revestimentos, remoção do sistema ineficiente, recomposição da área danificada e reinstalação de todas as novas camadas.  

 

Portanto, além dos gastos, os problemas de impermeabilização vão gerar impactos em prazos e interdição de áreas. Para impermeabilizações expostas, também é importante fazer a limpeza e inspeção periódica para realizar reforços ou reparos pontuais. Dependendo do tipo de impermeabilização, pode ser necessário aplicar periodicamente demãos de reforço. Já para sistemas protegidos, nos quais há revestimento e piso sobre a impermeabilização, todo o cuidado e atenção para a instalação de equipamentos são necessários, prevenindo a perfuração da camada de proteção.

 

Também é importante fazer a manutenção periódica dos selantes das juntas de movimentação do piso e sempre se atentar em refazer a impermeabilização, em caso de troca ou remoção do piso. A MC-Bauchemie conta com uma linha completa de impermeabilizantes que atendem e superam os requisitos de desempenho das normas técnicas, garantindo assim maior durabilidade e proteção.

 

As linhas MC-Plan (manta de PVC) e MC-Manta (manta asfáltica) possuem alta performance e são indicadas para grandes lajes em áreas de alta responsabilidade. Já as membranas acrílicas MC-Proof DF 8MC-Proof DF 9, além do excelente desempenho, são extremamente práticas e fáceis de aplicar. E os impermeabilizantes cimentícios rígido MC-Proof 100 e flexível MC-Proof Hydro 500 são aprovados para o contato com água potável e altamente resistentes a pressão de água.

 

A MC também oferece todo o suporte técnico para que a sua construtora encontre a melhor solução para seus problemas no pós-obra. Entre contato conosco e saiba mais!

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123