Manta de PVC ganha espaço em projetos de infraestrutura

Apr 12, 2016

O engenheiro Emílio Takagi, Gerente de Produto da MC, conversou com o portal InfraROI – primeiro portal brasileiro com conteúdo próprio voltado à difusão de informações sobre sistemas, processos e tecnologias que proporcionam retorno de investimento ao setor de infraestrutura – sobre a Manta de PVC, que ganha cada vez mais espaço em projetos de infraestrutura. Leia a matéria na íntegra abaixo.

 

Nessa entrevista para o Infraroi, o engenheiro Emílio Takagi, gerente da MC, explica como a manta de PVC sem ftalato (agente condenado por ser cancerígeno) tem avançado em empreendimentos antes vetados ao material.

 

As mantas de PVC (policloreto de vinil) são utilizadas para impermeabilização de coberturas, como alternativa às mantas asfálticas. No entanto, o material sempre foi considerado pouco seguro por ecologistas, em função da presença do ftalato, substância cancerígena presente em todos os objetos feitos de plástico flexível. Empresas como a MC, especializadas no desenvolvimento de soluções químicas para construção, mudaram o cenário. Sem a presença do agente problemático, as mantas de PVC ganham espaço em obras onde sejam necessárias impermeabilizações para água potável.

 

Outra aplicação do produto é na soldagem das emendas da manta de PVC com ar quente, o que possibilita o uso do material em ambientes subterrâneos ou fechados. É o caso dos túneis das linhas 4 e 5 do metrô de São Paulo. “As mantas de PVC são soldadas com ar quente, evitando o uso de maçaricos com riscos de explosões, garantindo a segurança da obra“, garante Takagi. Segundo ele, ainda há a vantagem adicional na hora de um incêndio. “Esta manta não propaga fumaça, nem fogo, evitando, até mesmo o risco de morte para quem estiver no ambiente“, complementa.

 

Para ele, a manta de PVC ainda é subaproveitada, sendo utilizada apenas em grandes obras, quando seria uma grande aliada na impermeabilização de prédios comerciais e residenciais.

 

Infraroi: A MC tem ofertado mantas para quais nichos de mercado?

 

Takagi: as mantas de PVC têm sido utilizadas em mais de 400.000 m2 como o sistema de impermeabilização de alto desempenho dos túneis e estações da Linha 2 e 4 do Metrô de São Paulo. A manta de PVC em conjunto com isolante térmico tem sido utilizado em impermeabilização especiais de grandes áreas de cobertura como os pavilhões de exposições do Parque Anhembi e do ExpoMinas e também em coberturas de áreas industriais como a Câmara de pintura da Toyota em Indaiatuba.

 

Infraroi: Poderia falar de outros projetos na área de infraestrutura, caso de túneis, por exemplo?

 

Takagi: as mantas de PVC utilizadas nos túneis são bicolores para sinalização de furos e possuem espessuras entre 2 a 3 mm dependendo da profundidade do túnel. Têm como características elevada capacidade de adaptação às irregularidades do suporte graças à sua alta deformabilidade com alongamento à ruptura superior a 350%, e à elevada resistência de suas soldas duplas feitas com ar quente através de equipamento especial, sendo que todas as soldas são tracionadas utilizado um tensômetro , e a estanqueidade das soldas testadas com injeção de ar comprimido.

 

Infraroi: tecnicamente, como são aplicadas em túneis?

 

Takagi: as mantas de PVC em túneis são instaladas entre a primeira camada de concreto projetado e a segunda camada de concreto que pode ser projetada ou moldada in loco. Podem ser instaladas no sistema “guarda-chuva” com drenos laterais, ou no sistema submarino onde a manta envolve 100 % da estrutura e neste caso recebem compartimentação com a soldagem de perfis waterstop de PVC a cada 300 a 500 m2, para em caso de infiltração em algum dos compartimentos, receberem injeção de resinas de géis de acrílico.

 

Infraroi: E em coberturas?

 

Takagi: As mantas de PVC utilizada nas coberturas recebem camada de PVC com proteção UVB e possuem espessuras entre 1,2 a 1,5 mm. Têm como características reforço em tela de poliéster ou armada com véu de vidro para limitação da retração, e à elevada resistência à tração. As soldas são simples com equipamento especial com ar quente sendo que todas as soldas são testadas utilizando um tensômetro. As mantas de PVC em coberturas são fixadas mecanicamente sobre o isolamento térmico ou diretamente no substrato.

 

Infraroi: e a vida útil, como é estimada?

 

Takagi: dentro do contexto da norma de desempenho NBR 15.575:2013, as mantas de PVC oferecem uma solução com vida útil de projeto superior a 30 anos (VUP entre 35 a 40 anos) com todas as vantagens de sustentabilidade e do custo benefício por ano. Sob o ângulo de sustentabilidade, são soluções com VUP maiores. O material da manta da PVC e os retalhos de obras são totalmente recicláveis. E sempre lembrando que os plastificantes utilizados na manta de PVC são livres de ftalato e foram especialmente desenvolvidos para aplicação para contato humano.

"Esta manta não propaga fumaça, nem fogo, evitando, até mesmo o risco de morte para quem estiver no ambiente."

Emilio Takagi
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123