MC-Bauchemie

Por que a manta de PVC é a melhor opção para impermeabilização de edifícios?

Jul 08, 2019

Gleyson Marzola, gerente de produto da MC

Exposição direta e frequente à água da chuva, forte incidência solar e maiores riscos de manifestações patológicas como infiltrações e fissuras tornam a impermeabilização de coberturas uma das etapas mais importantes da construção de um edifício. Mas por que escolher uma manta de PVC?

 

Apostar em um sistema de impermeabilização eficiente, com performance e durabilidade elevada, além de excelentes características de alongamento, resistência à tração e rasgamento é essencial para garantir a proteção de uma área tão exposta quanto a cobertura.

 

Esse cuidado está diretamente relacionado ao sucesso e segurança do projeto, garantindo maior durabilidade à estrutura. Além, é claro, da redução de gastos com manutenção ou reparo causados pela quebra de revestimentos e interdições de áreas comuns. 

 

No pós-obra, a recuperação de uma impermeabilização convencional pode ser cinco vezes mais cara que a aplicação. Ou seja, do ponto de vista financeiro, o produto acaba evitando gastos desnecessários. Não escolher uma solução de boa performance como a manta de PVC ou não executar sua aplicação de forma correta pode acarretar em vários problemas no edifício. A curto prazo, infiltrações pontuais, danificando e manchando pinturas, revestimento e mobiliária. A longo prazo, desplacamentos em fachadas, descolamento de piscinas e estruturas de concreto e corrosão de armaduras, o que pode comprometer a estrutura e sua estabilidade.

“Sem a necessidade de camadas extras, a manta de PVC tem vida útil de duas a três vezes maior que as opções tradicionais disponíveis no mercado.”

Quais as vantagens da manta de PVC?

 

A manta de PVC reúne várias características que a tornam a melhor escolha para a impermeabilização de coberturas. Além de ser altamente resistente às intempéries, não é danificada pela movimentação da estrutura e possui um desempenho muito elevado em comparação com as soluções asfálticas ou líquidas. 

 

A alta durabilidade também é um diferencial importante. Sem a necessidade de camadas extras, a manta de PVC tem vida útil de duas a três vezes maior que as opções tradicionais disponíveis no mercado. Há, inclusive, versões com resistência UV, proteção contra chuvas de granizo, perfuração de raízes e contato direto com água potável.

 

O local, as condições de uso e as características do projeto são decisivas para a durabilidade do produto, mas, em média, a expectativa de vida útil da manta exposta é de 25 anos, podendo variar para mais ou para menos dependendo de como a sua instalação foi realizada, entre  outros fatores. Para tal, é preciso efetuar inspeções periódicas, limpeza e reparos em possíveis áreas danificadas.

 

Outra vantagem para as construtoras são a praticidade e a segurança. Apesar de necessitar de mão de obra especializada, a aplicação é rápida e realizada com ar quente, sem a necessidade de fogo. É possível, por exemplo, impermeabilizar e liberar áreas pequenas em apenas um dia, trazendo maior agilidade à obra. 

 

O baixo peso também merece destaque quando falamos em coberturas. O sistema de impermeabilização tem peso próprio em torno de ⅓ do peso de um sistema de manta asfáltica de camada única.

 

A manta de PVC vem em rolos (geralmente de 40m2 e espessura de 1,2 ou 1,5mm) e pronta para instalação. E, ao contrário de outros sistemas, tem menos emendas por área e não depende do tempo de secagem entre demãos ou secagem final.

 

Também não é aderida diretamente ao substrato, não sofrendo com fissuras da base e sem a necessidade do contrapiso estar completamente curado para a sua aplicação.

 

 

A tecnologia MC-Bauchemie

 

É fácil perceber como a manta de PVC pode agregar valor à qualquer projeto, mas é preciso escolher uma opção de qualidade. Além de comprar um produto indicado especificamente para impermeabilização, é preciso que esteja em conformidade com as normas técnicas ABNT NBR 9690 (brasileira) e EN 13956 (europeia) e com uma ótima estabilidade química.

 

Com mais de 55 anos de história e atuação em 35 países, a MC-Bauchemie desenvolve soluções completas para a garantir a proteção do seu projeto. A linha MC-Plan se diferencia entre outras mantas por possuir todas as certificações necessárias, resistência aos raios UV e chuva de granizo (versão MC-Plan 112 P UV), resistência a raízes (versão MC-Plan 112 F) e é compatível para contato com água potável e alimentos (versão MC-Plan 113 PW).

 

A manta de PVC da companhia foi crucial para a eficiência de diversos edifícios no Brasil e no mundo, como o centro de exposições Expominas, em Belo Horizonte (MG), estações no Metrô de São Paulo e condomínios de alto padrão.

 

Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco!


abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123