Quais são os cuidados na manutenção de pisos de resina epóxi?

Sep 18, 2025

O piso feito de resina epóxi tem se tornado uma opção para ambientes, sejam eles residenciais ou comerciais, e isso acontece devido aos  benefícios que ele oferece.

 

Você tem um piso de resina epóxi e tem dúvidas sobre como cuidar? Esse tipo de revestimento tem como características principais a resistência, durabilidade e beleza, mas para que ele mantenha todas essas características ao longo do tempo, alguns cuidados são necessários.

 

A boa notícia é que o cuidado e a manutenção do piso de resina epóxi é bem simples, se você contar com o apoio da MC-Bauchemie. A seguir, iremos conferir as dicas dos nossos especialistas para conservar seu piso de resina epóxi e mantê-lo protegido por um longo tempo.


Conheça o piso de resina epóxi


O piso de resina epóxi, também conhecido como porcelanato líquido no mercado, é um revestimento versátil, indicado tanto para novas construções quanto para reformas, e também como já mencionamos, para ambientes comerciais, residenciais e industriais. 

Além da praticidade na instalação, o piso de resina epóxi se destaca por sua durabilidade, é resistente a impactos, abrasões, produtos químicos e até mesmo à umidade. O que torna essa opção ideal para ambientes com um tráfego intenso, como garagens, escritórios, lojas, hospitais e cozinhas. Sua superfície lisa e impermeável facilita a limpeza, impedindo o acúmulo de sujeira e bactérias e garantindo um ambiente mais limpo.

Outro diferencial está na estética. Como mencionado anteriormente, o piso de resina epóxi é muito bonito e oferece diversas opções de cores e acabamento, permitindo criar espaços mais modernos e personalizados.

Além disso, o piso de resina epóxi é uma opção sustentável e econômica, se você quer algo pensando a longo prazo. Oferece um excelente custo-benefício, já que é um tipo que pode durar por muitos anos, sem a necessidade de substituições frequentes, gerando menos resíduos.

 

Dicas para proteger o piso de resina epóxi

Preservar a estética e resistência de um piso de resina epóxi por muitos anos é mais simples do que parece, você só precisa adotar alguns cuidados de limpeza e manutenção, como:

 

A regra de ouro é apostar sempre em uma limpeza regular e gentil. A frequência pode ser diária ou semanal, conforme o  tráfego no ambiente. O ideal é utilizar na limpeza vassouras de cerdas macias, MOP de microfibra ou aspirador de pó para remover poeira e detritos. É importante evitar vassouras de cerdas duras, palhas de aço ou produtos abrasivos, pois eles podem riscar e comprometer o acabamento do piso. Afinal, a poeira acumulada é o principal fator que reduz o brilho da resina, e uma higienização simples já faz toda a diferença.

 

Além da limpeza regular, é importante realizar uma limpeza mais profunda. Nesse caso, a recomendação é que seja mensal ou trimestral, dependendo do nível de uso do espaço. O processo é simples: 

 

  • Você precisa preparar um balde com água morna e algumas gotas de detergente neutro (sempre diluído); 
  • Passe o MOP ou pano macio por toda a superfície;
  • Enxágue com água limpa para retirar qualquer resíduo de sabão e deixe secar naturalmente.

 

Produtos químicos agressivos ou o uso excessivo de detergente devem ser evitados, pois podem manchar ou ressecar a resina.

 

Em situações de manchas ou derramamentos, a ação rápida é fundamental. Embora o piso de resina epóxi seja bastante resistente, substâncias como óleos, ácidos ou produtos químicos fortes não devem permanecer em contato prolongado com a superfície. O ideal é limpar imediatamente com um pano macio, umedecido em água e detergente neutro. 

 

Já em casos de manchas mais persistentes, pode ser necessário utilizar ácidos diluídos. Nesse caso, indicamos consultar a tabela de resistência química da resina epóxi aplicada, testar em uma área antes da aplicação e utilizar equipamentos de proteção individual.

 

Na hora de escolher os produtos de limpeza, algumas opções são seguras e eficazes, como detergente neutro, limpadores multiusos com pH neutro, água morna e MOP de microfibra ou um pano macio. Além disso, alguns itens devem ser evitados durante a limpeza, como: 

 

  • Sabão em pó, que pode deixar resíduos e desbotar a cor; 
  • Alvejantes e cloro, que mancham e corroem a superfície; 
  • Produtos à base de amônia, que ressecam a resina; 
  • Além de limpadores abrasivos e esponjas de aço, que podem causar riscos permanentes.

 

Para prolongar ainda mais a vida útil do piso de resina epóxi, pequenas medidas de proteção também ajudam, como: usar protetores de feltro sob móveis, colocar capachos nas entradas para evitar a entrada de areia e sujeira, não arrastar objetos pesados e realizar inspeções periódicas para identificar arranhões ou áreas de desgaste. 

 

Com o tempo, especialmente em locais com um tráfego intenso, pode ser necessário reaplicar a resina epóxi. Esse procedimento é a maneira mais eficaz de restaurar o brilho e, principalmente, proteger o concreto por baixo, evitando danos estruturais.

Faça você mesmo a manutenção dos pisos de resina epóxi


Como você pode perceber, os pisos de resina epóxi oferecem beleza, durabilidade e resistência, e manter todas essas qualidades é simples quando se adota uma rotina de cuidados regulares e realizar as escolhas certas para limpeza e conservação do piso.

Seguindo as nossas dicas, você vai garantir mais durabilidade para o seu piso de resina epóxi. Ainda tem alguma dúvida sobre a manutenção de pisos epóxi? Conte com a ajuda dos nossos especialistas!






abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123