Pavimento de concreto e asfalto: qual a melhor escolha?

May 07, 2025

Saiba qual solução escolher entre pavimento de concreto e asfalto, confira as vantagens e desvantagens nesse conteúdo.

Pavimento de concreto e asfalto: qual a melhor escolha?

 

Na hora de pavimentar ruas, avenidas ou áreas urbanas, uma dúvida comum pode surgir: qual material usar? Atualmente, temos duas opções de pavimento flexível (asfalto) e o rígido (concreto).

A escolha do tipo de pavimento viário tem sido historicamente um dos principais pontos de decisão em projetos de infraestrutura urbana e rodoviária. Essa definição envolve múltiplos fatores, como desempenho estrutural, vida útil, custos de implantação e manutenção, além de impactos ambientais e operacionais ao longo do ciclo de vida da via.

Neste conteúdo, vamos entender as particularidades desses materiais e ajudar na sua decisão para a melhor escolha. Continue a leitura!

 

Por que escolher um bom material para a pavimentação?


 

Vias urbanas com deformações como buracos, trincas e ondulações representam um problema que vai muito além do aspecto estético do pavimento. Essas falhas comprometem diretamente a segurança dos usuários, aumentando o risco de acidentes, além de impactarem negativamente o conforto e a mobilidade urbana. A recorrência desses danos está, muitas vezes, associada à escolha inadequada de materiais, à execução deficiente e à ausência de um projeto de pavimentação bem dimensionado. Além disso, os custos com manutenções corretivas tornam-se significativamente maiores ao longo do tempo, evidenciando a importância de investir em soluções técnicas mais duráveis e eficientes desde o início.

Asfalto ou concreto?




A infraestrutura viária é um dos pilares do desenvolvimento econômico e social, sendo responsável por garantir mobilidade, segurança e logística eficiente. Historicamente, o pavimento flexível com revestimento asfáltico tem predominado no Brasil, consolidando uma margem de 99,9% das vias no país. Contudo, o pavimento rígido em concreto vem conquistando espaço nos últimos anos, consolidando-se como uma alternativa tecnicamente eficiente e ambientalmente mais sustentável.

O pavimento asfáltico começou a ser amplamente utilizado a partir da década de 1940 no Brasil, impulsionado pela escassez de cimento destinado prioritariamente ao setor imobiliário. A sua utilização também pode ser relacionada pela maior disponibilidade de petróleo e facilidade de execução desse tipo de revestimento. Este pavimento é constituído por uma ou mais camadas de materiais granulares, ligadas por um ligante betuminoso. O asfalto possui boa flexibilidade e capacidade de adaptação às deformações da base, porém é suscetível à ação do calor- baixo índice de albedo, à deformação plástica e à fadiga. Entre suas vantagens estão a execução rápida e simples, mas sua vida útil é limitada (em média de 10 a 15 anos sem reforços) e exige manutenção frequente.

O primeiro pavimento de concreto na América foi realizado em 1891 na cidade de Bellefontaine em Ohio, Estados Unidos, para facilitar o trânsito de carroças e cavalos. Na época o cimento Portland estava ganhando visibilidade, e este pavimento foi utilizado como referência em diversos países.

A estrutura composta por placas de concreto apoiadas sobre uma base caracteriza o sistema conhecido como pavimento rígido, que permite uma melhor distribuição de cargas de forma mais ampla, reduzindo tensões no subleito. Além disso, possui elevada resistência à compressão, rigidez e durabilidade. A vida útil de um pavimento de concreto é de 20 a 40 anos, possuindo uma menor necessidade de manutenção. Um exemplo desta tecnologia é a Avenida Centenária, em Bogotá, que foi feita em 1937; atualmente com 88 anos, passou por uma manutenção aos 66 anos de uso e continua em serviço até os dias atuais. É importante ressaltar que um bom pavimento precisa, além de um dimensionamento de projeto, de cuidados essenciais na execução, como controle rigoroso da cura e juntas bem dimensionadas.

Além do pavimento de concreto convencional, conhecido por sua elevada espessura e aplicação em rodovias ou áreas de tráfego pesado, uma solução mais recente vem ganhando destaque no contexto urbano: o PUC — Pavimento Urbano de Concreto. Essa alternativa surge como uma resposta técnica e moderna às crescentes demandas por mobilidade eficiente, durabilidade e sustentabilidade nas cidades brasileiras. O PUC se diferencia por adotar uma abordagem mais racional e econômica no dimensionamento, com espessuras otimizadas entre 10 - 12 cm, dependendo da classe de tráfego e das condições de suporte do subleito.

Para entender melhor como funciona pavimento de concreto, ou PUC, acesse nosso blogpost sobre a solução ou assista ao vídeo na prática, com a explicação de um dos especialistas da MC-Bauchemie, Holger Schmidt.

Qual tipo de pavimento escolher?

Apesar de ainda ser menos comum em muitas cidades brasileiras, o pavimento de concreto vem ganhando destaque por apresentar diversas vantagens em relação ao asfalto, especialmente quando se fala em vida útil, sustentabilidade e economia com manutenção. 

 

Com durabilidade muito superior, menor necessidade de reparos frequentes e maior resistência a cargas pesadas e variações de temperatura, o pavimento de concreto se mostra ser uma solução mais eficiente e de longo prazo. 

 

Países vizinhos como Argentina, Chile e Colômbia já adotam amplamente o PUC em suas vias urbanas, colhendo bons resultados. O crescimento dessa escolha no Brasil está ligado à evolução das tecnologias de execução e à percepção de que, o concreto representa uma opção mais econômica e sustentável ao longo do tempo, principalmente, no mundo em que vivemos agora, é o momento de repensarmos o futuro da mobilidade urbana com soluções mais duráveis e inteligentes.


Soluções da MC que podem ser úteis na pavimentação

 

Caso você escolha o pavimento de concreto como solução para a pavimentação, a MC-Bauchemie pode te ajudar com soluções que tornam esse processo mais prático, com segurança e qualidade.

 

É fundamental garantir que todo o potencial do concreto seja alcançado com o uso dos produtos certos desde a aplicação. A linha Emcoril, de agentes de cura primária e secundária, é feita para proteger o concreto, garantindo o cuidado adequado ao pavimento.

 

Também temos aditivos para concreto, como os da linha PowerFlow, eles proporcionam maior desempenho do concreto, contribuindo para uma execução mais eficiente. 

 

E, para finalizar, também temos selantes e juntas, soluções indispensáveis para as  absorver movimentos e garantir a integridade da pavimentação. 

 

É com essa combinação de soluções da MC-Bauchemie que o pavimento de concreto vem conquistando espaço também no Brasil, seguindo o exemplo de países da América do Sul que já comprovaram sua eficácia.


 

Além dessas soluções, a MC-Bauchemie conta com outros produtos voltados para a Indústria do Concreto e também temos uma equipe de especialistas preparada para oferecer o suporte técnico necessário e também tirar suas dúvidas. Para saber mais sobre o assunto ou esclarecer qualquer dúvida, fale conosco.

 

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