MC-Bauchemie

Por que você deve se preocupar com a escolha da argamassa colante?

Nov 05, 2019

A argamassa colante é, basicamente, uma mistura de areia, cimento e aditivos poliméricos. No geral, o principal objetivo desse produto é promover a maior aderência entre o substrato (a base do assentamento) e o revestimento a ser instaladoNo Brasil, a NBR 14081 estipula a existência de três tipos de argamassas, que são classificadas como AC I, AC II e AC III. Além disso, algumas argamassas colantes apresentam propriedades adicionais que não estão previstas pela norma brasileira. Nesses casos, elas são chamadas de argamassas especiais.

A utilização de argamassas em determinadas obras é fundamental. Entretanto, a escolha do material correto para situações diferentes também é importante.
 

Quando cada tipo de argamassa deve ser utilizado? 

Como já falamos acima, existem diferentes argamassas colantes e a classificação dada a cada uma delas indica a função que elas têm. Por isso, quanto maior o nível da argamassa, maior será a aderência e a flexibilidadeDesse modo, as argamassas AC I devem ser utilizadas para o assentamento de revestimentos cerâmicos apenas em áreas internas. As que têm classificação AC II, por outro lado, são indicadas para pisos em áreas externas ou revestimentos menos absorventes, como porcelanatos.

Já a argamassa AC III é utilizada nos casos mais extremos, como fachadas, piscinas e assentamento de peças de grandes formatos.

Por que deve haver preocupação na escolha da argamassa colante?

Com o tempo, os revestimentos passaram evoluções e adequações. Se antes existiam poucas opções no mercado, atualmente há incontáveis, que também possuem propriedades e necessidades diferentes entre si. 

Por exemplo, hoje é possível encontrar desde placas cimentícias de peso elevado, que contam com porosidade e alta absorção, até porcelanatos slim de grandes formatos, mas que têm baixa espessura e quase nenhuma absorção. 


Entretanto, mesmo com a evolução do mercado, a
mão-de-obra não conseguiu se atualizar e o trabalho de assentamento ainda é realizado da mesma forma que há décadas. 

Por isso, é necessário que haja um cuidado particular no momento da escolha da argamassa, visto que nem todos os modelos disponíveis podem ser adaptados para qualquer tipo de revestimento. 

Quais são os problemas que podem surgir da escolha equivocada da argamassa? 

Quando a argamassa colante não é escolhida baseada no revestimento que será utilizado, uma série de manifestações patológicas podem surgir. Dentre elas, as mais graves são os desplacamentos


Quando há o desplacamento de um revestimento, existem
chances mais elevadas de uma possível quebra, o que irá exigir uma troca por uma nova peça. Além disso, desplacamentos em paredes externas e fachadas podem provocar sérios acidentes, caso o revestimento caia em pessoas ou animais. 

Conheça as principais argamassas da MC

A MC é uma empresa alemã multinacional. Por isso, em nosso catálogo, você poderá encontrar uma vasta gama de argamassas colantes, que possuem qualidade e podem ser utilizadas em diferentes tipos de obras. 

Além das argamassas classificadas como AC I, AC II e AC III, a MC também trabalha com argamassas especiais, que possuem tecnologia alemã de ponta e que permitem e facilitam a instalação de revestimentos diversificados. 

Para saber mais informações, entre em contato com a nossa equipe!

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123