Quais são os cuidados com as condições de umidade para aplicação de pisos vinílicos?

May 21, 2021

Por terem qualidades como versatilidade, facilidade de aplicação, resistência a manchas e proporcionarem conforto térmico, os pisos vinílicos estão sendo cada vez mais utilizados em projetos da construção civil. 

 

Mas a umidade pode gerar complicações na instalação desse tipo de piso. É recomendável que se verifique o teor da umidade antes de seguir os próximos passos. Com os devidos cuidados, não haverá deslocamento de pisos e nem formação de bolhas. 

 

Produtos como o primer antiumidade e os impermeabilizantes ajudam na aplicação do material, fazendo com que a durabilidade seja maior e garantindo mais qualidade ao projeto. 

 

Diferenças entre o primer e o impermeabilizante antiumidade para a aplicação de pisos vinílicos

Embora as duas soluções sejam recomendadas para esse tipo de instalação, há algumas particularidades que devem ser examinadas no momento de planejar o seu projeto. 

O primer antiumidade, por exemplo, possui proteção contra leves níveis de umidade residual, já que, o  piso vinílico, é uma peça sensível aos efeitos da umidade. 

 

Já o impermeabilizante apresenta maior proteção, além de resistência à pressão da água, umidade osmótica e ascensão capilar, protegendo a edificação, infiltrações e outras consequências.

Inovações MC

A impermeabilização deve ser feita antes ou depois da instalação dos pisos vinílicos? 

Mesmo que a  impermeabilização seja feita antes da aplicação do  piso vinílico, caso seja um sistema aberto à difusão de vapor, este vapor poderá danificar o piso e a cola. 

Para casos como esse, confira o percentual de umidade do substrato e, se necessário, adote o uso do primer antiumidade de forma preventiva. Assim, caso a área tenha potencial para desenvolver umidade, os devidos cuidados serão tomados. 

Qual a condição ideal de umidade para aplicação de pisos vinílicos? 

Atualmente, existem diversos aparelhos simples de medição de umidade da base no mercado. Sempre que possível, invista nesses aparelhos, pois você terá a certeza de que a base possui condições para a aplicação do sistema e dos pisos vinílicos escolhidos.

Quais soluções MC podem ser utilizadas durante esse processo? 

Existem primers que suportam diferentes níveis de umidade. Na MC,  temos o MC Proof 2200, uma solução em poliuretano que aceita até 4% de umidade durante aplicação, além de possuir camada com maior flexibilidade, amortecimento de impacto e menor geração de ruídos. 

 

Para substratos com maior umidade, chegando a até 8%, o MC-Dur 1200 VK é a escolha certa. Com maior penetração, promove a resistência superficial de substratos porosos. 

E, por último, o MC DUR 1365 HBF é uma ótima recomendação, pois permite aderência em substratos com leve contaminação de produtos químicos ou óleos. 

 

Dica MC 

É importante respeitar o tempo  de secagem dos primers. Quando o tempo é excedido, os primers antiumidade podem criar películas que interferem na aderência da camada de autonivelante. Por outro lado, quando o autonivelante é aplicado cedo demais, o primer pode reemulsionar na argamassa e comprometer sua eficácia.

Você também pode conferir… 

Gostou deste artigo? Então você vai gostar de saber que a MC tem vários outros materiais e conteúdos de qualidade, que com certeza vão ajudar o seu projeto. Baixe o nosso e-book gratuito e confira soluções para edificações:   

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123