Quais são os principais cuidados na manutenção de pontes e viadutos?

Apr 28, 2023

Quais são os principais cuidados na manutenção de pontes e viadutos?

A manutenção de pontes e viadutos deve ser feita com extrema atenção para que assim elas consigam manter e prolongar seus aspectos estruturais, funcionais e de durabilidade, evitando qualquer problema ou risco no futuro.

 

Neste artigo, confira desde os principais cuidados durante a manutenção até formas que aumentem a durabilidade e reforcem as estruturas. Boa leitura!

Principais cuidados na manutenção de pontes e viadutos 

 

As obras de manutenção de pontes e viadutos buscam restaurar a vida útil e durabilidade dessas estruturas que sofrem constantes ataques e deteriorações, seja por questões atmosféricas ou pela ação dos usuários. 

 

Um dos principais cuidados durante essa manutenção é a correção das juntas de dilatação. Com isso, evitamos o desnivelamento ou a utilização de materiais inapropriados para execução desses sistemas, como por exemplo lábios poliméricos.

 

Outro cuidado seria a correção de armaduras protendidas em estado de corrosão, na qual optamos sempre por realizar um tratamento menos incisivo, com a utilização de um tratamento pontual do aço em corrosão. Considerando um reforço da seção por meio da compensação por reforços estruturais externos com mantas ou lâminas de fibra de carbono.

 

E, por fim, temos a correção de elementos carbonizados frente à ação indevida do fogo (grandes centros urbanos). Consideramos nessas áreas a utilização de uma camada de sacrifício feita de uma argamassa estrutural específica (Nafufill KM 250), esse material consegue proteger o cerne estrutural das pontes e viadutos.


Caso essas manutenções de pontes e viadutos sejam realizadas incorretamente, o principal problema será o de questões socioeconômicas, além de acontecerem possíveis acidentes estruturais que causam risco à vida das pessoas que estejam no entorno ou que por ali passam, gerando também caos e engarrafamento nesses locais.




Com que frequência as manutenções em pontes e viadutos devem ser realizadas?

A frequência é definida com base em um levantamento de necessidades, que são dados obtidos a partir da data de cadastro do ativo. Além disso, depende do tipo de inspeção. Elas são divididas da seguinte maneira: 

Inspeção cadastral (básico/imediata) — a partir do momento em que não se tem este ativo registrado no sistema de gerenciamento que cabe ao órgão responsável pelo ativo (prefeitura, estado, federal ou concessões). Pode ser uma obra nova ou obra antiga, que ainda não possui um cadastro.

Inspeção rotineira (curto prazo/monitoramento) — é feita anualmente, na qual todas as pontes ou viadutos têm que ser verificados e descritos por meio de um breve relatório com os problemas que foram observados. Nessa etapa, não é necessária a utilização de ensaios laboratoriais ou outros métodos mais avançados de ensaios, é apenas feito um levantamento dos problemas visíveis no ato.

Inspeção especial (avançado/corretivo) — é feita a cada 5 anos e tudo é analisado de uma maneira detalhada. É usual que durante essas inspeções um engenheiro especialista em análises estruturais, hidrologia e geotecnia, esteja presente.

Quais soluções MC auxiliam na durabilidade e reforço das estruturas?

A MC-Bauchemie conta com diversas soluções para os principais problemas que afetam essas estruturas, sendo elas:

Carbonatação do concreto — o MC-Realc é uma solução que restabelece a alcalinidade do concreto por meio dos capilares presentes no mesmo. A sua aplicação é simples e feita pela aspersão líquida do produto.

Problemas de cobrimento e ataques de cloro — o MC-Color Proof Vision é um sistema de proteção de poliuretano translúcido que forma uma película com alta resistência química e contra a carbonatação, podendo ser, em alguns casos, utilizado como cobrimento equivalente a partir de 100 mícrons de aplicação do produto.

Recomposição do concreto e tratamento das armaduras Nafufill CR é uma argamassa de reparo estrutural com inibidor de corrosão e ponte de aderência integrados, sendo um produto tecnológico que vai entregar economia, durabilidade e produtividade durante as obras de reabilitação estrutural de pontes e viadutos.

Reforço de pontes na distribuição de carga Sistemas MC-CarbonFiber Sheets (manta de fibra de carbono para reforço estrutural) e Lamella (lâminas de fibra de carbono para reforço estrutural).

Problemas de coloração do concreto aparente, poros e segregações não estruturais do concreto Linha Concrete Finish, que contém estuques finos e dispersões que equalizam a cor, fecham poros e selam problemas não estruturais do concreto, além de oferecem o benefício estético diminuindo a permeabilidade do concreto.

 

Cases da MC em manutenção de pontes e viadutos

Um dos principais cases de manutenção de pontes e viadutos da MC foi a recuperação e reforço estrutural do viaduto T9 na Marginal Pinheiros. Nessa obra, houve tanto a utilização de produtos de recuperação quanto de reforço estrutural com fibras de carbono.

Conte com a MC-Bauchemie

Como percebeu durante o texto, a MC possui soluções completas para projetos de infraestrutura, auxiliando na recuperação, proteção e manutenção de pontes e viadutos. A MC está sempre preocupada em atender as necessidades do mercado, desenvolvendo soluções específicas para cada situação. 


Para saber mais, entre em contato com o nosso time de especialistas e não deixe de conhecer o nosso hub de conteúdos!

 

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123