O que são Revestimentos de Alto Desempenho?

Jun 12, 2018

Estruturas de concreto em indústrias ou grandes empreendimentos, como estacionamentos e outros locais, são amplamente utilizados por sua resistência à compressão, facilidade de aplicação e durabilidade. A construções atualmente contam com recursos como aditivos plastificantes, fibras contra retração, além da disponibilidade de telas e protensão para auxiliar com outros tipos de esforços.

 

Apesar dos benefícios destes sistemas construtivos, alguns locais ou tipos de exposição podem gerar dificuldades de manutenção e requerer estudos e soluções específicas de proteção. Nesses casos, é hora de utilizar um revestimento de alto desempenho (RAD).

 

Os RADs surgiram no Brasil com maior expressão a partir dos anos 80 como oportunidade pós crescimento industrial, e até hoje são empregados como soluções funcionais e estéticas para proteção de substratos de concreto e o aço.

 

Conheça algumas vantagens da utilização dos RADs:

 

Os RADs podem ter podem formulações diversas base cimento e ou resinadas, sendo os pisos resinados mais conhecidos. Dentre esses, podem ser citados os revestimentos base epoxi, poliuretanos, acrilatos e uretanos. Cada formulação reúne vantagens específicas para cada tipo de piso e estrutura.

 

Maior durabilidade– acrescentam resistência química (vapores e respingos de ácidos agressivos em indústrias), além de resistência à abrasão e ao impacto (centros de distribuição e até estacionamentos), diminuindo o número de intervenções de manutenção e setores bloqueados em indústrias.

 

Tempo de liberação– outro importante benefício desses revestimentos é fornecer aos proprietários a possibilidade de execução de obras e reformas com execução muito rápida. A proteção de grandes áreas pode ser realizada em paradas de um final de semana, por exemplo.

 

Sustentabilidade– Especificamente os revestimentos resinados estão hoje também voltados a critérios de sustentabilidade, com certificados para contato periódico ou permanente com água potável e de lençol freático, além de atender selos de construção sustentável (greenbuildings) com formulações de baixo teor de solventes e orgânicos voláteis (VOCs).

 

Versatilidade– Para projetos específicos podem ser utilizados revestimentos com resistência a raios UV (menor desbotamento), acabamentos lisos ou antiderrapantes e até propriedades condutivas para pisos com sistemas de aterramento.

 

Assepsia e limpeza– Alguns RADs apresentam baixíssima absorção de água e até resistência a formação de microorganismos o que, somado a execução de rodapés especiais, tornam-se perfeitos para utilização em indústrias farmacêuticas e hospitais. Estacionamentos e outras grandes áreas também se beneficiam dessas propriedades com maior rapidez e facilidade de limpeza.

 

Estética– possibilidade de customização dos revestimentos de pisos conforme o cliente, com cores, brilho e acabamentos específicos para atender critérios estéticos e funcionais para a operação. Pisos com cores e maior refletância podem auxiliar na economia de energia elétrica em áreas cobertas.

 

Quem utiliza

 

Os sistemas com RADs já muito são difundidos em todo o mundo, e no Brasil aumentam as oportunidades de utilização: em todos os setores da indústria, pisos de hospitais, galpões logísticos, e até para usos arquitetônicos em escritórios, shoppings e estacionamentos, por exemplo.

 

Pensando no maior conforto e eficiência nas operações de seus clientes que a MC-Bauchemie, empresa alemã com mais de 50 anos de experiência, desenvolve diversos sistemas de proteção para atender requisitos especiais de pisos e estruturas, com projetos de sucesso no Brasil e no mundo. Conte com um especialista para estudo e agendamento de visitas técnicas.

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123