Saiba como estancar o fluxo de água no concreto em usinas hidrelétricas

Jul 16, 2024

Preocupado com a ação do constante fluxo de água nas estruturas de concreto das usinas hidrelétricas? Saiba como estancar esse fluxo nesse conteúdo!

O uso do concreto em usinas hidrelétricas é muito comum, visto que essas construções, além de gerar energia, sempre irão represar e armazenar a água.

 

O concreto é composto por uma mistura de cimento, pedras, areia, água, aditivos e adições, e apesar de ser um material bastante resistente e um dos mais utilizados na construção civil, ele está sujeito a infiltrações e danos, sendo recomendadas intervenções para o seu tratamento e manutenção.

 

Devido ao contato constante com a água e ações da natureza em usinas hidrelétricas, o seu projeto, e qualquer outra ação para possíveis reparos ou obras, requer muito cuidado e, principalmente, soluções de qualidade, e nisso a MC-Bauchemie pode ajudar!

 

Continue a leitura para saber como estancar o fluxo de água no concreto em usinas hidrelétricas, além de conhecer algumas das soluções mais indicadas para essa situação.

O que o constante fluxo de água causa nas estruturas de concreto das usinas hidrelétricas?

Ao longo do tempo, a água provoca duas ações principais nas estruturas de concreto das usinas hidrelétricas: agressão mecânica, causada pela abrasão da água, acarreta um desgaste superficial, na remoção da pasta de cimento, entre outros danos; e percolação no interior da estrutura, que pode promover e acelerar o processo de deterioração do concreto por carreamentos, e em áreas com concreto armado o processo de corrosão das armaduras pode acontecer.

 

Dessa forma, a força da água impacta diretamente na resistência e durabilidade das usinas hidrelétricas.

[BP-FLUXO-EM-USINAS-HIDRELÉTRICAS-IMG-1.png] - Projetos de usinas hidrelétricas

 

 

Quais as melhores soluções para evitar danos nas estruturas das usinas hidrelétricas?

Atualmente, existem estratégias que estão em constante evolução para evitar futuros danos nas usinas hidrelétricas. Seja na metodologia construtiva, como também na tecnologia do concreto, com o intuito de melhorar a performance das estruturas e, consequentemente, conseguir mais durabilidade para essas construções.

 

Para evitar danos posteriores ao concreto em usinas hidrelétricas, uma das principais medidas é a redução de infiltrações, seja por tratamento  da fissuração do concreto, juntas de construção ou porosidade. Essa dica é importante tanto na fase construtiva quanto na fase de manutenção.

 

Costumamos dizer que não existem soluções ruins, mas existem soluções não indicadas para determinadas situações. É necessário entender a causa do problema, para então indicarmos a melhor solução e não uma solução genérica que resolva tudo, certo?

 

A MC-Bauchemie é a única empresa do Brasil com uma equipe dedicada ao atendimento de obras de geração e transmissão de energia, estando apta a apresentar soluções para todos os desafios e etapas do projeto, desde a construção, estanqueidade e recuperação até a impermeabilização.

 

Apoiamos e damos suporte  aos especialistas em projetos de concreto em usinas hidrelétricas, oferecendo aos nossos clientes não só produtos, mas oportunidades de buscar, em conjunto, uma solução customizada para a situação.

 

Para saber mais sobre as nossas soluções para concreto em usinas hidrelétricas, acesse o nosso folder para Usinas Hidrelétricas e Barragens.

A MC é sua aliada em projetos de usinas hidrelétricas

Desde que chegou ao Brasil, em 2001, a MC-Bauchemie participou de todos os principais projetos de usinas hidrelétricas, mas dois cases se destacaram.

 

Um deles foi a construção da PCH Serra dos Cavalinhos II, no Rio Grande do Sul. Este foi o primeiro projeto no Brasil a adotar uma solução de Xypex no concreto da casa de força. Isso gerou um ganho econômico, tanto pelo tempo envolvido na obra, quanto pela redução do volume de injeção de resinas para tratamento de infiltrações. Além disso, houve um ganho na vida útil da estrutura, uma vez que o Xypex reduz a porosidade do concreto.

 

O segundo projeto foi a construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, localizada no Rio Madeira, a 120 km de Porto Velho, em Rondônia. Participamos desde a etapa construtiva e no momento de discutir as soluções para reparos dos muros de vertedouros, danificados pelo excesso de troncos que descem o rio, pudemos confirmar a origem do nome Rio Madeira.

 

Somando mais de 60 anos de experiência, a MC-Bauchemie fez parte de mais de cem projetos no brasil, entre PCHs, UHEs e usinas hidrelétricas, além de forte atuação internacional. Oferecemos soluções personalizadas para os principais projetos hidrelétricos do mundo.

 

Procurando soluções para a construção ou reparo de estruturas em usinas hidrelétricas? Conte com a nossa expertise! Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar em qualquer fase e projeto, clique no banner abaixo para entrar em contato.

 

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123