MC-Bauchemie

Saiba como impermeabilizar piscinas com segurança

Mar 20, 2020

Por Lucas Lisbôa, Consultor de Produto da MC
Construir uma piscina é proporcionar uma área de lazer democrática e agregadora. Geralmente, esses espaços de convivência são destinados a receber a família e amigos ou, no caso de empreendimentos como condomínios, clubes e hotéis, proporcionar momentos de descontração e conforto aos clientes e hóspedes. Uma piscina construída de forma equivocada pode ter problemas com a pressão hidrostática e também apresentar manifestações patológicas como a eflorescência. A segurança do ambiente estará prejudicada e o local pode se tornar inutilizado.

 

Para aproveitar o verão sem imprevistos o revestimento impermeável precisa ter as seguintes características:

  • Resistência a pressões hidrostáticas positivas e negativas – no caso de piscinas enterradas, o lençol freático também exerce uma pressão no sentido de fora para dentro da construção. É preciso proteger a estrutura da água do próprio reservatório (pressão positiva) e do solo (pressão negativa).
  • Excelente aderência às argamassas colantes;
  • Fácil aplicação com trincha ou projetado para se ter ganho de produtividade;
  • Para mais rapidez, opte por produtos monocomponente, necessitando apenas de adição de água. 

Uma piscina construída de forma equivocada pode ter problemas com a pressão hidrostática e também apresentar manifestações patológicas como a eflorescência.

Lucas Lisbôa, Gerente de Produto

Os problemas nas piscinas geralmente são nas interferências – ralos, tubulações de iluminação, tubulações de alimentação hidráulica. Por isso, essas áreas precisam ser impermeabilizadas com prudência e ter uma manutenção constante.

 

É interessante que sejam utilizados produtos com alta manutenção de suas características iniciais de desempenho, como por exemplo alongamento e aderência. Pensando nesta manutenção de desempenho a longo prazo a MC-Bauchemie desenvolveu o MC-Proof 100 e o MC-Proof 500 – o último um revestimento impermeável flexível composto por resinas termoplásticas.

 

Esses produtos garantem que no período de doze meses, o alongamento inicial da impermeabilização ainda tenha 70% de suas características iniciais enquanto produtos similares apresentam apenas 30% do valor inicial.

 

Os melhores amigos do impermeabilizante: assentamento e rejuntamento de qualidade

 

As piscinas exigem argamassas e rejuntes especiais. Opte por materiais de qualidade, que tenham proteção contra eflorescência e características hidrofóbica. Para refrescar os dias quentes e colorir os momentos de lazer, a MC-Bauchemie desenvolveu a M 33 Piscinas, uma argamassa colante que assenta e rejunta, tem acabamento liso, é indicada para pastilhas e tem mais de 40 cores disponíveis.

 

abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123