Em obra na Eslováquia, MC recupera esplendor de Sinagoga

09/10/2018

Desde o término de sua construção, em 1926, a sinagoga de Lucenec, na Eslováquia, é considerada um exemplo clássico de arquitetura húngara art noveau, do brilhante arquiteto Lipot Baumhorn. Depois de várias tentativas sem sucesso de restauração, esse lugar de devoção passou por intensivo trabalho de recuperação entre os anos de 2014 e 2016, com a argamassa cimentícia reguladora de umidade EXZELLENT, da MC, que exerceu um importante papel no projeto.

 

Na Segunda Guerra Mundial, o prédio foi parcialmente destruído por bombardeios. Anos mais tarde, na Tchechoslováquia comunista, o prédio foi transformado em um depósito de grãos para uma cooperativa local de agricultores. Em 1980, a edificação deixou de ser utilizada e não recebeu mais qualquer manutenção. Isso ocorreu até o ano de 2014, quando começaram os trabalhos de reparo da estrutura, com verbas da União Europeia.

 

A empresa responsável pela reforma e restauro foi a do arquiteto Ing. Z. Papp. Durante a fase de licitação, foram realizados testes com vários insumos disponíveis no mercado. A argamassa cimentícia reguladora de umidade EXZELLENT, da MC, foi preterida a outros quatros sistemas de empresas concorrentes.

 

Estado lastimável

 

A situação da construção no início da reforma era tudo, menos promissora. Após anos sem qualquer conservação, o estado geral era lastimável. Não bastasse a estrutura de alvenaria estar absolutamente saturada de compostos salinos e umidade, estava ainda contaminada com excrementos de morcegos. Só a EXZELLENT foi capaz de atender a todas as especificações dos engenheiros de projeto e, dessa forma, foi escolhida para o reparo das colunas e das paredes. O sistema da MC estabelece uma geometria porosa única, com micro e macroporos interconectados que realizam um perfeito trabalho de controle da umidade.

 

Esses poros, utilizando os princípios da difusão e da ação capilar, absorvem a umidade e os compostos salinos presentes na alvenaria e os transportam para a superfície do reboco sem danificá-lo. A EXZELLENT pode ser aplicada diretamente na alvenaria úmida, mesmo quando o nível de saturação é superior a 95%. Graças à EXZELLENT, a sinagoga de Lucenec recuperou seu esplendor original, assim como o propósito de ser um lugar de adoração.

Em obra na Eslováquia, MC recupera esplendor de Sinagoga
© MC-Bauchemie 2024
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123