MC-Bauchemie

MC participa do lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, da Abcic

05/09/2019

Durante o Concrete Show 2019, realizado em São Paulo, no mês de agosto, a Abcic - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto reuniu mais de 150 profissionais do setor da construção para o Seminário Montagem das Estruturas Pré-moldadas de Concreto, que marcou o lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, com participação da MC e palestra do engenheiro e gerente Técnico de Produto Flávio de Camargo.
Com uma programação abrangente, o evento foi coordenado pela presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, responsável também pela abertura e moderação dos debates. Em seu pronunciamento, Íria relembrou a importância de algumas atividades promovidas pela entidade para o desenvolvimento do setor, como o Selo de Excelência da Abcic e a atuação constante para a normalização do segmento.
Essas ações foram importantes para o Manual de Montagem, cujos autores são especialistas do segmento: Francisco Celso, Luiz Livi e Mairon Goulart. Além disso, a publicação contou com a validação da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e do Trabalho e Vida e as considerações finais do Diretor Técnico da Abcic, Marcelo Cuadrado, e do professor Marcelo Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto da Universidade Federal de São Carlos (NETPRE/UFScar).
A apresentação detalhada do Manual de Montagem da Abcic foi proferida pelo engenheiro e consultor Francisco Celso, que fez apontamentos sobre todos os sete capítulos - Planejamento da montagem, Carga e descarga, Montagem, Tolerâncias relativas à montagem, Projetos, Segurança na montagem e Ferramentas de gestão da montagem e qualidade. Ele destacou aspectos como o plano de rigging, a escolha de equipamentos, os acessórios de montagem, trouxe recomendações referentes à estocagem, carga, descarga e transporte, e os cuidados para a montagem dos diferentes tipos de estruturas. Também foram contemplados temas ligados à qualidade e desempenho da montagem com a apresentação de rotinas que visam sistematizar e melhorar a gestão do processo a cargo do engenheiro de obra.
Íria Doniak, presidente executiva da Abcic faz abertura e moderação dos debates durante lançamento do Manual de Montagem de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto
A programação do Seminário da Abcic contou ainda com a apresentação de Flávio de Camargo Martins, gerente Técnico de Produto da MC-Bauchemie sobre Sistemas de tratamento de superfície em peças de pré-fabricado. Flávio alertou sobre os principais problemas estéticos em estruturas pré-fabricadas de concreto e como o aspecto visual pode refletir a qualidade da estrutura, e mostrou as diferenças entre reparos estruturais e não estruturais. Em sua palestra, trouxe exemplos da aplicação de técnicas e produtos utilizados pela indústria de pré-fabricado no Brasil e no exterior para tratamento e proteção de peças, mantendo a textura, coloração e características do concreto aparente original.
MC: PARCEIRA PRESENTE PARA UM FUTURO MELHOR
Com apoio ao setor de pré-fabricados, a MC, parceira da ABCIC há mais de 5 anos, incentiva, de maneira técnica, a busca por novos conhecimentos e inovações tecnológicas para esta área. Também apoia, anualmente, o Prêmio Obra do Ano, destinado às empresas pré-fabricadoras e aos profissionais que utilizam desse sistema construtivo em seus projetos. Nesse âmbito, a MC proporciona, com uma viagem tecnicamente enriquecedora à matriz da MC na Alemanha para participar do MC-Fórum Internacional.

 

E, visando ainda mais empenho para a indústria de pré-fabricados, a MC designou Jefferson Bruschi como Gerente Responsável pelo Segmento, onde apoiará tecnicamente com novas soluções para o setor.
ABCIC
A Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto foi fundada em 2001, com o objetivo de difundir e qualificar os pré-moldados de concreto destinados às estruturas, fachadas e fundações. Com mais de 100 associados, promove ações e iniciativas inéditas para desenvolvimento do setor, como por exemplo, o Selo de Excelência ABCIC, programa que atesta a conformidade aos padrões de tecnologia, qualidade, segurança, meio ambiente e desempenho das empresas do setor de pré-fabricados, o Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricado, que prestigia empresas e profissionais do setor, e o Anuário ABCIC, que traz informações mercadológicas, técnicas e políticas da industrialização na construção. Possui uma integração com prestigiadas entidades nacionais e internacionais, como é o caso da fib – Fédération Internationale du Béton, além de realizar cursos de capacitação profissional e de participar de importantes eventos no Brasil e no exterior. Site oficial: http://www.abcic.org.br/

 

A cobertura completa sobre a participação da Abcic no Concrete Show será divulgada na edição 18 (Dezembro) da Revista Industrializar em Concreto.

 

Lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, da Abcic, com participação da MC durante Concrete Show 2019
Lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, da Abcic, com participação da MC durante Concrete Show 2019
© MC-Bauchemie
abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123 abs 123